Após perder visão em acidente, jovem cria canal de vídeos para mostrar rotina e motivar pessoas com deficiência visual

Compartilhe

Felipe Antunes Ferro, de 28 anos, sofreu um acidente de trânsito no dia 29 de maio, em São Paulo, e ficou mais de 40 dias internado. Com bom humor, jovem compartilha um pouco da nova rotina após deficiência visual no YouTube.

Por Ana Paula Yabiku, g1 Sorocaba e Jundiaí

Jovem de 28 anos ficou cego após sofrer acidente de trânsito — Foto: Arquivo pessoal

"Fiquei cego aos 28 anos e assim comecei a enxergar a vida." É com esta frase que Felipe Antunes Ferro, de Sorocaba (SP), define a mudança de vida pela qual passou nos últimos sete meses. Após ter perdido a visão como consequência de um acidente de trânsito, o jovem se reergueu e começou a compartilhar um pouco da sua nova rotina através de vídeos no YouTube.

Ao g1, Felipe conta que não se lembra de nada do acidente, ocorrido no dia 29 de maio, por volta das 2h30, no cruzamento entre as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças, em São Paulo (SP). Ele voltava de Guarulhos (SP) para a capital paulista, onde mora atualmente com o pai e o irmão, quando acabou batendo em uma carreta.

"Conforme o B.O., a carreta estava parada no meio da faixa da direita, sem sinalização nenhuma, e meu carro foi parar debaixo dela. A ferragem foi toda no meu rosto, quebrando todos os ossos da minha face", relata.

Após a batida, Felipe ficou internado no Hospital das Clínicas de São Paulo até o dia 12 de julho. No total, foram 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 13 em coma induzido e o tempo todo amarrado na cama.

"Não lembro dos dias que passei no hospital, mas minha mãe e meu pai contam que eu me mexia muito e dava muito trabalho para as enfermeiras. Tinha dia que dava golpes de jiu-jitsu nas enfermeiras e no meu pai. Eu também ficava removendo todos os aparelhos que estavam em mim. Estava inconsciente o tempo todo."

Como sequela do acidente, o jovem se tornou pessoa com deficiência visual, perdeu a audição do ouvido direito e ficou com o braço direito disfuncional por conta de uma fratura exposta. Além disso, devido à mudança de vida, desenvolveu uma depressão profunda.

'Cego responsa'

Foi durante os dias de recuperação que surgiu a ideia de criar o canal de vídeos para dividir experiências com outras pessoas que estivessem vivendo situações parecidas com a dele. O conteúdo produzido pelo "cego responsa" consiste em mostrar como funciona a rotina de uma pessoa cega e o que ele vem aprendendo sobre a vida nesta nova condição, com muito bom humor.

"A ideia veio de uma prima minha que trabalha com isso. Quero motivar as pessoas que estão passando por fases difíceis e também me ajudar, trazendo comentários para mim de pessoas que já passaram por algo parecido e superaram", explica.

O vídeo de lançamento do projeto foi publicado no dia 19 de outubro e, até a publicação desta reportagem, tinha mais de 5,9 mil visualizações. Neste primeiro momento, Felipe contou a história dele e apresentou o canal.

A partir daí, o jovem passou a divulgar vídeos mais leves e engraçados, nos quais responde a perguntas e mostra como foi a primeira vez dele em uma balada após ter se tornado pessoa com deficiência visual.

'Reaprender a viver'

Apesar das limitações que ficaram, Felipe vê o acidente como uma "segunda chance" e procura encarar a nova fase da vida com pensamentos positivos.

"A cegueira é uma limitação complicada, mas tenho certeza que consigo fazer aquilo que me empenhar a fazer. É reaprender a viver. Reaprender a escovar os dentes, ir ao banheiro, comer, sair, curtir, viajar, mas tudo é possível para um cego. Meu maior prazer nisso tudo é continuar escrevendo minha história, só mudei a cor da caneta."

Mesmo assim, o jovem admite que existem vários momentos difíceis e que conta com o apoio da família e dos amigos para se levantar e continuar caminhando sempre.

"Eu dei entrada no hospital como morto. Agradeço por estar vivo, porque eu sou um sobrevivente. Hoje o que me motiva é estar aqui com a minha família e os meus amigos. É maravilhoso estar vivo e sentir que existem pessoas que me amam", completa.


Fonte: g1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020