3 defiças provem curso online sobre capacitismo

Compartilhe

 Serão três sábados para discutir “O que o Instagram não te conta sobre capacitismo”

Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner de divulgação ilustrando “3 defiças provem curso online sobre capacitismo”. Sobre fundo roxo, no topo, aparece o ícone do Instagram seguido pelo texto: “O que o Instagram não te conta sobre capacitismo”. Logo abaixo estão as fotografias, recortadas em círculo, dos mediadores: Paulo Fabião (Jornalista); Laureane Lima (Psicóloga); Fernanda Vicari (Assistente Social). Créditos: Divulgação/Editado

Curso online sobre capacitismo vai aprofundar a discussão de forma crítica e leve, mediado pelos 3 defiças Paulo Fabião, Laureane Lima e Fernanda Vicari, nos dias 13, 20 e 27 de novembro

O Instagram já deve ter lhe contado quais empresas já representaram pessoas com deficiência em suas propagandas, quais filmes praticaram cripface e, com certeza, o Instagram já lhe contou quais expressões capacitistas você deve evitar. Mas tem coisa sobre capacitismo que o Instagram não te conta.

Com o avanço de discussões e pautas políticas sendo trazidas nas redes sociais, temos em alguns momentos nos questionado: O que é que realmente vem sendo falado sobre capacitismo?

Sem pretensões de dizer o que é certo ou errado, três “defiças” (pessoas com deficiência) reuniram suas experiências de ativismo, trabalho, estudo e pesquisa para discutir o que o Instagram não te conta, promovendo um debate crítico e leve.

Segundo os organizadores do curso O que o Instagram não te conta sobre capacitismo, serão apresentados conceitos teóricos que podem guiar ações políticas, com uma pitada de humor ácido. Será fornecido certificado de participação.

1º Encontro: Capacitismo e as relações socioeconômicas no Brasil

Neste primeiro encontro, será traçado um panorama histórico e atual de como as relações socioeconômicas, oportunidades, e dinheiro contribuem para o projeto hegemônico capitalista, que sustenta e é sustentado pelo capacitismo estrutural no Brasil.

Facilitador: Paulo Fabião, Jornalista, humorista e ativista.

2º Encontro: Articulação de gênero e cuidado (atravessamentos possíveis)

O segundo encontro busca articular a discussão de gênero, deficiência e cuidado, apontando como a combinação entre machismo, capacitismo, racismo e capitalismo obstruem a construção de uma política pública do cuidado.

Facilitadora: Laureane Lima, Psicóloga, Mestra em Educação pela (UFJ), integrante do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual (UFJ) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (UFSC).

3º Encontro: Políticas públicas, controle social e a construção de agendas políticas

Neste terceiro e último encontro, buscaremos, junto dos participantes, entender a dinâmica de construção de políticas públicas. Como e quando elas passam a ser pensadas, em que momento elas começam a compor a agenda política governamental e o papel dos movimentos e controle social nesta dinâmica.

Facilitadora: Fernanda Vicari, Assistente Social, Integrante do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência, Presidente da AGADIM – Associação Gaucha de Distrofia Muscular, está na vice coordenação da Comissão de Saúde da PcD e do Conselho Municipal de Direitos das PcD, ambos em Porto Alegre/RS.

O curso será online e ao vivo, através da plataforma Zoom. Os encontros serão gravados e disponibilizados para as pessoas inscritas, que poderão acessar os vídeos no drive por até um mês (30 dias) após a realização do curso.

INSCRIÇÃO SOCIAL: 

A pessoa interessada em fazer o curso, que não dispõe de recursos financeiros no momento, pode enviar um e-mail para fesantos27@yahoo.com.br, contando um pouco da sua história e o que te move em querer participar do curso: “Será disponibilizada 1 bolsa integral a cada 10 inscrições pagas!”, segundo organização.

SERVIÇO:

O quê: Curso “O que o Instagram não te conta sobre capacitismo”

Quando: Dias 13, 20 e 27 de novembro (sábados) | 10h às 11h30

Onde: Online e ao vivo, via plataforma Zoom

Quanto: R$ 200,00*

Como: Inscrições no site Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/o-que-o-instagram-nao-te-conta-sobre-capacitismo__1402752 

*Se tiver dificuldade para efetuar sua compra, envie e-mail para: fesantos27@yahoo.com.br

Fonte: Jornalista Inclusivo

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020