Biblioteca Acessível: dispositivo ajuda estudantes com deficiência visual em aulas remotas

Compartilhe

A “Biblioteca Acessível” é uma plataforma de ensino composta por um tablet, software para escrita e leitura, película de suporte à digitação e dispositivo portátil de leitura em braille


A pandemia trouxe a necessidade do ensino remoto, porém, a migração da sala de aula para os dispositivos digitais escancarou desigualdades. No caso dos alunos com deficiência visual, por exemplo, isso dificultou o processo de aprendizagem, uma vez que não foi possível para eles acompanharem uma apresentação de slides ou assistirem a um vídeo sem audiodescrição. 

Para diminuir esses impactos, o desenvolvedor de software Heyde Leão, 42, de Fortaleza (CE), criou a “Biblioteca Acessível”, plataforma de ensino composta por um tablet, software para escrita e leitura, película de suporte à digitação e dispositivo portátil de leitura em braille.

O bluetooth é o que faz a invenção funcionar, pois ele aciona o programa instalado no mouse para realizar a leitura de todas as palavras que aparecem na tela do tablet. Isso também permite a transcrição automática dos textos para o código braille. Por meio da ferramenta, as pessoas com deficiência conseguem escutar o áudio dos livros que estão armazenados na memória interna do equipamento.

Segundo o desenvolvedor, o objetivo da ferramenta é possibilitar a navegação autônoma a estudantes cegos ou com baixa visão, ajudando a acessibilidade do ensino remoto. A ideia surgiu antes da pandemia, pensando em um cenário de educação à distância, mas a efetividade da criação ficou ainda maior agora, apesar de também ser útil para o ensino em sala de aula.

Desde o começo do isolamento social, Heyde tem ido a cidades do Ceará e de estados vizinhos para falar sobre a iniciativa a prefeitos e secretários de educação, e mostrar a necessidade de investir para melhorar a educação a estudantes com deficiência. A plataforma também foi apresentada à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MDH).

Atualmente, o desenvolvedor aguarda retorno da prefeitura de Fortaleza e de municípios do interior do estado, no entanto, a questão deveria ser mais prioritária. ”Escuto relatos de crianças e jovens com deficiência visual que estão sofrendo muito por estarem afastados, não da escola, mas do conhecimento”, declarou ao jornal O Povo. 

“Os alunos que não têm deficiência, ainda que tenham dificuldades, recebem conteúdos e conseguem fazer suas atividades. As crianças que não enxergam não têm sequer essa possibilidade. A nossa proposta, com essa ferramenta, é suprir essa carência. Isso deveria ser pensado com urgência pelas gestões e por todas as escolas, públicas ou privadas, de um modo geral”, reiterou o criador da ferramenta.

Heloisa Aun

Fonte: Guia sobre Rodas

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020