TikTok dá show de inclusão com recurso de legendas automáticas

Compartilhe

Imagem com Descrição #PraCegoVer A imagem mostra uma mão segurando um celular e na sua tela tem a logo do app tiktok. Atrás tem um notebook que está em cima da mesa.

Sabemos o quanto as mídias sociais hoje são importantes plataformas de distribuição e consumo de conteúdo, especialmente no formato visual. O estudo Video Viewers, encomendado pelo Google, indica que o crescimento do consumo de vídeos on-line, nos últimos cinco anos, ultrapassa 160%.

Nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em vídeo quanto em 2020. Segundo outro estudo, o Inside Video da Kantar IBOPE Media, 99% dos internautas assistem vídeos, em diferentes telas e dispositivos.

Mas você já parou para pensar em quantas pessoas ficam de fora pelo simples fato da maioria dos conteúdos em vídeo ainda não serem legendados? Inserir legenda é uma maneira simples e prática de tornar seu conteúdo acessível a pessoas com deficiência auditiva.

Pensando nisso, o TikTok, rede social de vídeos curtos e interativos, passará em breve a oferecer um novo recurso que gera legendas automáticas nos vídeos da plataforma. O recurso será lançado primeiro nos idiomas inglês e japonês para testes.

A novidade surge com o objetivo de ajudar os espectadores com alguma deficiência auditiva, mas também pode ser útil para quem assiste vídeos sem som. Para se ter uma ideia, 85% dos vídeos no Facebook são reproduzidos sem áudio, segundo uma pesquisa do Digidav.

Ou seja, legendar o conteúdo aumenta significativamente as chances de a mensagem ser consumida por todos. Ainda mais para uma plataforma onde o conteúdo é impulsionado apenas neste formato, como é o caso do TikTok.

Criadores de conteúdo têm liberdade para editar as legendas

Conforme os influenciadores e usuários criam conteúdo, eles podem selecionar legendas automáticas na página de edição depois de enviar ou gravar um vídeo. Dessa forma, o texto pode ser automaticamente transcrito e exibido em seus vídeos.

Além disso, caso um espectador não queira optar pelas legendas, é só abrir o painel de compartilhamento, tocar no botão de legendas e desativá-las.

E para se tornar ainda mais acessível, o aplicativo traz a opção de editar as legendas para corrigir possíveis erros. Com esse recurso, os criadores de conteúdo conseguem, então, fazer edição no texto mesmo depois que as legendas forem geradas.

Com o lançamento dessa nova opção acessível, o TikTok se junta a outras redes sociais como YouTube, Facebook e Instagram, que já oferecem ferramentas de legendagem de forma simples e automática.

Mais 466 milhões de pessoas com acesso aos conteúdos em vídeo do TikTok

Mas apesar da legendagem dos vídeos ser algo totalmente novo, a plataforma já vinha preocupada com a inclusão e implementando práticas acessíveis. Uma delas é um recurso que adverte usuários sobre conteúdos que podem causar epilepsia fotossensível. O aplicativo também oferece um recurso de conversão de texto em voz e um para substituir miniaturas animadas por imagens estáticas.

Dessa forma, o TikTok permite que as mais de 10,7 milhões de pessoas com deficiência visual hoje no Brasil e as 466 milhões em todo o mundo possam consumir e produzir conteúdo, fazendo parte da sua comunidade.

Afinal, pessoas cegas e com baixa visão fazem lives, postam vídeos, twittam, fazem dancinhas no TikTok, e consomem conteúdo! Basta que as redes sociais deem os recursos necessários e eliminem as barreiras que os impedem de navegar com autonomia e liberdade.

Imagine saber que existe um aplicativo de vídeo que é a sensação do momento, com conteúdo inovador e divertido, mas que ele não foi feito para você. Sendo assim, esperamos que todas as redes sociais também pensem na inclusão digital como áreas para melhoria e possam incluir ainda mais PCDs em suas plataformas.

Você conhece a EqualWeb?

Sua empresa legenda os vídeos nas redes sociais, páginas do site e blogs? Criar conteúdos e legendá-los gera inúmeros benefícios para as organizações. Além de expandir o conteúdo para um público maior e aumentar o engajamento do site ou da rede social, legendar os vídeos potencializa o SEO em mecanismos de busca na internet como o Google.

Que tal dar o primeiro passo para começar a investir na acessibilidade digital? A EqualWeb oferece a solução perfeita para seu site se tornar acessível, seguindo todas as diretrizes globais e a legislação nacional. Fale com nossos especialistas!

Clique aqui para falar com um dos especialistas da EqualWeb!

Fonte: Portal Acesse

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020