Conheça os principais ferramentas de acessibilidade do Android

Compartilhe

Com opções nativas e baixadas, aprenda como tirar melhor proveito de dispositivos com sistema Android por meio das ferramentas de acessibilidade

Felipe Lima

Segundo relatório do Google lançado em 2020, o sistema Android aparece em mais de 90% dos smartphones usados por brasileiros. Diante disso, confira dez ferramentas de acessibilidade para auxiliar pessoas com deficiência no uso do dispositivo. 

1) Talkback

Criado para ler a tela em voz alta, o Talkback é um recurso que vai além da leitura básica, disponibilizando um teclado em braille para escrever em seis pontos na tela. Caso o usuário não deseje o retorno de voz o tempo todo é possível habilitar o recurso “selecione para ouvir”, fazendo com que o navegante destaque as palavras que devem ser narradas. 

O Talkback também funciona ao apontar a câmera para conteúdos escritos. O recurso pode ser habilitado em Configurações> Acessibilidade> Assistente de voz (Talkback). No menu há um tutorial e uma aba para personalização das funcionalidades.




2) Melhorias de visibilidade


Outras ferramentas de acessibilidade importantes para a melhor visibilidade de conteúdo no smartphone são o alto contraste para fontes e teclado, inversão de cores, além de sua correção de cores nas vertentes Deuteranomalia (vermelho-verde), Protanomalia (vermelho-verde) e Tritanomalia (azul-amarelo), disponíveis em Configurações> Acessibilidade> Melhorias de visibilidade. No submenu é possível escolher também o tamanho, a família e a espessura da fonte, além de teclado em alto contraste e atalhos para ampliação do texto

3) Melhorias de audição


Um dos destaques do menu Melhorias de audição é a opção de transcrição instantânea, a qual formata em texto o áudio captado em tempo real. É possível ainda, efetuar o balanço de som dos alto falantes da direita e esquerda, ativar ou desativar o áudio mono e otimizar o som de acordo com a idade do usuário. 

As variações oferecidas pelo Adapt Sound incluem grupos inferiores a 30 anos, pessoas de 30 a 60 anos e público acima de 60 anos A ferramenta de acessibilidade está disponível em Configurações> Acessibilidade> Melhorias de audição.

4) Lookout

Uma das ferramentas de acessibilidade mais versáteis do Google é o Lookout, no qual o aparelho utiliza visão computacional para ajudar pessoas cegas ou com baixa visão a receber informações sobre o ambiente ao redor delas. 

A aplicação na Play Store é ofertada gratuitamente para download e funciona em cinco modos diferentes. São eles a leitura de textos, documentos inteiros, notas de dólares e embalagens, no entanto, este último recurso por se tratar de um modo de teste, ainda não está disponível para todos os países. 

Dá também para utilizar o modo exploração apontando a câmera para os objetos ao redor, enquanto a aplicação retorna com a descrição em áudio. Para interromper ou iniciar o Lookout, toque em “Ativar” câmera ou “Desativar” câmera. E se o TalkBack estiver em uso é preciso tocar duas vezes. O smartphone vibrará quando desativar o aplicativo.

5) Menu de acessibilidade

Outra ferramenta de acessibilidade muito funcional é o menu dedicado, que pode ser habilitado em Configurações > Acessibilidade > Serviços instalados > Menu de acessibilidade. A opção é acionada com deslizar de dois dedos para cima, exibindo uma nova janela de controle do aparelho móvel. Ações como abrir o Google Assistente para comando de voz, aumentar e diminuir o volume e realizar capturas de tela podem ser efetuadas.

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!

Fonte: Guia de Rodas

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020