Enem 2021: prova digital terá recursos de acessibilidade aos estudantes

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com investimento em acessibilidade para pessoas com deficiência e outras condições

Heloisa Aun


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá um investimento maior em acessibilidade para pessoas com deficiência e outras condições. Em sua versão digital, a prova contará com diversos recursos como prova com letra ampliada, superampliada e com contraste. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O Enem Digital tem acesso mais restrito, com 101.100 vagas, destinadas a quem já concluiu o ensino médio ou que irá finalizar a etapa em 2021. Para solicitar os recursos de acessibilidade na prova digital, a pessoa tem que ter baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, ou ser gestante, lactante, idosa, entre outros grupos ou condições.

Com o intuito de oferecer todos os recursos disponíveis na prova, o Inep autoriza que os inscritos utilizem materiais próprios que ajudem na realização da prova no computador, como máquina de escrever em braile, caneta de ponta grossa, óculos especiais, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. O edital prevê tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e figuras maiores) ou superampliada (fonte de tamanho 24 e figuras maiores), tempo adicional e salas acessíveis. 

Além disso, o Enem Digital 2021 também permite cão-guia, medidor de glicose, bomba de insulina e aparelhos auditivos ou implantes cocleares. O Inep reitera que todos os participantes que precisam do recurso de acessibilidade diferente daqueles previstos no edital da prova digital terão o atendimento assegurado na versão impressa do exame. 

O período de inscrição do Enem 2021 terminou no dia 14 de julho. Os exames, tanto a versão digital quanto a impressa, serão aplicados nos dias 21 e 28 de novembro. As duas provas têm o mesmo número de itens.

O Enem Digital foi aplicado pela primeira vez em 2020, mas o objetivo do órgão responsável é que o exame seja completamente digital até 2026. No total, 93 mil candidatos se inscreveram para essa versão da prova, porém cerca de 30 mil fizeram o exame. Quer ter acesso a todas informações sobre a prova do Enem 2021 e seus recursos de acessibilidade? Clique aqui! 

Enem em Libras

O Enem em Libras é uma iniciativa do Inep direcionada à comunidade surda e com deficiência auditiva que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua. O projeto garante editais, videoprovas, cartilhas e campanhas de comunicação em Libras, tornando o Enem mais acessível. 

Em 2017, o instituto passou a oferecer a videoprova em Libras e levou o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” para a redação, promovendo um amplo debate sobre o assunto. Em 2018, o Inep lançou o selo Enem em Libras, que identifica todo o conteúdo disponível em Língua Brasileira de Sinais. No mesmo ano, foi lançada a Plataforma Enem em Libras, na qual a videoprova pode ser acessada em plataforma similar à adotada na aplicação. A funcionalidade permite assistir aos vídeos das questões e conferir o gabarito, se o participante desejar. Confira mais informações neste link.

Fonte: Guia de Rodas

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.