4 ONGs para atuar como voluntário em prol da acessibilidade

Compartilhe

 Conheça organizações sem fins lucrativos que trabalham pela inclusão atuando como voluntários pela acessibilidade


A edição 2020 do documento Brasil Giving mostrou que oito em cada dez brasileiros acreditam que as organizações sociais têm um impacto positivo no país e em suas comunidades locais. E se você engrossar esse coro e é apaixonado por acessibilidade, que tal conhecer instituições para trabalhar como voluntário? Elencamos algumas delas a seguir.

Atue como voluntário pela acessibilidade

AACD

Com exceção do atendimento clínico, todas as áreas da AACD, referência no atendimento a pessoas com deficiência, contam com voluntários. São aproximadamente 1.200 pessoas que se dedicam a atuar dessa forma na associação. Os próprios membros da governança da entidade são voluntários, e quem quiser se juntar pode tanto colaborar com os pacientes quanto em eventos de captação de recursos, como bazares. Clique aqui e saiba mais.

IRIS Cão-Guia

O Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (IRIS) oferece treinamento e doação de cães-guia para pessoas com deficiência visual. Quem quiser atuar como voluntário na organização deve preencher o formulário de inscrição e pode selecionar a área da sua preferência para colaborar, entre apoio especializado, na sede administrativa ou até via internet.

Instituto Novo Ser

Na busca pelo respeito e valorização da cidadania das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o Novo Ser trabalha com diversos projetos. Entre os mais famosos está o Praia Para Todos, criado em 2008 e que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias brasileiras. A iniciativa promove atividades esportivas e de lazer nesses locais para pessoas com deficiência. E para quem se interessa por ações como essa, basta preencher o formulário do instituto para saber mais sobre o voluntariado na associação. Entre áreas de saúde, marketing e línguas, opções não faltam para colaborar!

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Organização de eventos, revisão braile e produção de livros acessíveis são algumas opções que os voluntários da Fundação Dorina têm para atuar. Com o propósito de promover a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a organização filantrópica trabalha há 75 anos produzindo e distribuindo livros em braille, falados e digitais acessíveis. Quem quiser colaborar deve entrar em contato pelo e-mail voluntariado@fundacaodorina.org.br. 

A rotina de voluntariado pode estar afetada pelas restrições ainda necessárias da pandemia. Caso se interesse em colaborar com alguma dessas organizações, entre em contato para verificar a disponibilidade. Seja como for, presencial ou a distância, atuar como voluntário pela acessibilidade é uma prática enriquecedora!

Fonte: Guia de Rodas

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.