Lançado o aplicativo Abeille Libras

Compartilhe


O aplicativo é resultado de uma parceria entre os desenvolvedores recém-formados Mayara Santos e Jackson Leite, e as empresas GoodBros e Libras na Ciência, que se destacam na área de inclusão, acessibilidade, educação e comunicação.

Ele tem por objetivo facilitar o aprendizado de LIBRAS, e funciona como um elo entre os três pontos de comunicação gestual: intérpretes, comunidade surda e estudantes de LIBRAS. Seu grande diferencial é o uso de intérpretes humanos, que sobem seus vídeos para a plataforma com a curadoria prévia da equipe da Libras na Ciência. “Fizemos questão de usar intérpretes reais não apenas como forma de valorizar a profissão, mas por conta de toda uma riqueza na expressividade gestual e facial, além de querermos uma aproximação maior entre usuários e intérpretes”, explicam Mayara e Jackson.

Com a ferramenta em mãos, cada profissional intérprete (especialista convidado ou especialista da Libras na Ciência) poderá auxiliar na tradução e moderação de vocábulos e expressões presentes no dicionário. Já do lado do usuário comum, estes sendo pessoa surda e/ou estudantes, será possível consultar vocábulos e expressões e tirar dúvidas diretamente com os professores, o que torna o Abeille LIBRAS a ferramenta perfeita para o estudo da Língua Brasileira de Sinais.

Mayara Santos, formada pela ETEC no curso técnico de informática em 2017, e formada em 2020 no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Faculdade de Tecnologia do Ipiranga.

Jackson, vindo do Distrito Federal para São Paulo, em busca de oportunidades de estudo, forma-se neste ano no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Faculdade de Tecnologia do Ipiranga.

Juntos, e inspirados por um projeto que desenvolveram durante a faculdade envolvendo LIBRAS, eles decidiram criar o Abeille LIBRAS. A ideia do nome veio a partir do fato de que Abeille em francês significa abelha, que é um inseto símbolo de cooperação e comunicação. O idioma francês foi escolhido em homenagem ao abade francês L’Epée, que criou o que viria a ser a primeira linguagem de sinais e escola para surdos.

Durante o desenvolvimento do projeto, perceberam que embora a comunidade surda tenha conquistado muitos direitos e visibilidade no Brasil, ainda há muito o que se fazer. É necessário que haja uma forma de incluir a língua de sinais no cotidiano do brasileiro de forma que ela não seja vista como algo exclusivo e restrito apenas às pessoas surdas e intérpretes.

No fim de 2020, com a ajuda de um dos professores da faculdade, os desenvolvedores conheceram Rodrigo Credidio, fundador da empresa GoodBros, que se interessou no projeto Abeille LIBRAS, visto que sua empresa atua seguindo os mesmos princípios e objetivos desse projeto. A GoodBros é uma empresa voltada à comunicação acessível, usando a empatia como principal ingrediente.

Por intermédio de Rodrigo, conheceram Rafael Dias Silva, diretor da empresa Libras na Ciência, participante do programa DNA USP – criado para identificar empresas que de alguma forma estão ligadas à Universidade de São Paulo, através da chancela de qualidade e excelência de uma das mais importantes universidades do mundo.

LIBRAS NA CIÊNCIA

Desde 2012 a Libras na Ciência tem por objetivo desenvolver cursos de formação inicial e continuada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), cursos Tradução e Interpretação (Libras/Português), Libras na esfera da saúde, jurídica, preparatório para o vestibular, oficinas sobre práticas educacionais para alunos surdos, intérpretes para eventos, desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues, palestras sobre acessibilidade e inclusão.

Atualmente a empresa conta com polos educacionais nas cidades de São José dos Campos(SP), Franca(SP) além da capital paulista. Tem como compromisso oferecer uma educação de qualidade, numa perspectiva inclusiva, respeitando o ser humano e sua singularidade nos diversos campos do saber. Prepara professores, pesquisadores e interessados no tema para o aperfeiçoamento contínuo, buscando a excelência, criatividade, respeito e honestidade. As aulas acontecem nas modalidades presencial, remota ou online, através de uma plataforma educacional que, atualmente, conta com mais de 800 alunos.

APP ABEILLE LIBRAS

Disponível na Play Store a partir de 24 de abril de 2021

http://www.goodbros.com.br

http://www.linktr.ee/librasnaciencia

http://www.facebook.com/goodbrosapp

http://www.facebook.com/librasnaciencia1

http://www.instagram.com/goodbros

http://www.instagram.com/librasnaciencia

http://www.youtube.com/librasnaciencia

Fonte: Revista Reação


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020