CaminhaDown São Paulo celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down com uma série de ações online

Compartilhe


p

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, o CaminhaDown celebrará a data, com o apoio do Bike Down e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, com ações online. Esse ano, devido a pandemia, o evento será totalmente virtual e contará com vasta programação incluindo webinars, podcasts e lives sobre inclusão, acessibilidade, direitos das pessoas com deficiência, organizações do setor e outros temas fundamentais para as pessoas com deficiência, seus cuidadores e familiares.

Inspirado em outros eventos que acontecem na mesma data em todo o Brasil, o CaminhaDown foi idealizado pela professora Rosana Bignami, mãe de uma menina com síndrome de Down. A ideia surgiu da vontade de reunir famílias, comemorar as conquistas e definir estratégias pela inclusão.

Em 2020, em função da pandemia, o evento e as ações foram cancelados. Em 2021, optou-se por fazer o evento online, com muitos profissionais e organizações já confirmadas, elas o UniDown (www.unidown.com.br/), o Autismo Legal (www.autismolegal.com.br/), a Fundação Dona Paulina de Souza Queiroz (www.fdpsq.org.br/) e o Pedal Voluntário (www.instagram.com/pedalvoluntario). Além disso, contará com a participação de Cláudio Aleoni Arruda. A paixão de Claudio por cavalos é da sua infância. Desde a escola de equitação à Sociedade Hípica Paulista, demonstra sua dedicação que o levou a receber prêmios.

A Síndrome de Down é causada pela presença de um terceiro cromossomo no par 21, totalizando 47 ao invés de 46 cromossomos como a maior parte da população. Apesar do comprometimento intelectual e de algumas características físicas semelhantes, cada indivíduo tem a sua própria personalidade, sendo um ser único.

O evento é livre e gratuito. A programação completa inicia de 18 de março até 21 de março. Confira no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/Programa%C3%A7%C3%A3o_final_2021(1).pdf

Para assistir toda a programação assece: https://www.facebook.com/CaminhaDownSaoPaulo

Sobre o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome Down

Foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas, foi proposto pelo Brasil.

Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

O site WDSD, gerenciado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International), concentra as atividades que acontecem para celebrar a data a cada ano.

Sobre o Bike Down

A organização conta também com a participação do Bike Down, um grupo de voluntários liderados por Rosana Ernani, professora e mãe do Fabrício, ciclista com a síndrome. Voltado para as questões da mobilidade das pessoas com síndrome de Down. Além disso, a bicicleta garante que as pessoas com síndrome de Down tenham mais autonomia e autoconfiança.

Fonte: Revista Reação

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020