Salvador #PraCegoVer promove turismo com acessibilidade

Compartilhe

Projeto promove acessibilidade para pessoas com deficiência visual (Foto: @fernandoantoniofotos)

No Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, segundo dados do IBGE (2010) e o Salvador #PraCegoVer nasceu com a proposta de promover a acessibilidade desse público.

Pela ausência de acessibilidade arquitetônica, comunicacional, nos transportes e até mesmo nas atitudes dos indivíduos, o isolamento social, para muitas pessoas com deficiência, já era uma marca do dia a dia.

Muito antes da pandemia chegar, pessoas com alguma deficiência já vivia em um tipo de isolamento social imposto pelas barreiras que impedem, desde sempre, seu pleno acesso a museus, teatros e o pior: à própria cidade.

Salvador #PraCegoVer

Pessoas com deficiência visual que moram em Salvador, na Bahia, com excelente treinamento de orientação e mobilidade, que as permite transitar pelas ruas (mesmo com suas inúmeras barreiras urbanísticas), não conhecem a beleza da cidade, a riqueza dos monumentos históricos, a singularidade da paisagem natural em contraste com as construções, a impactante mistura de povos e o que resultou dela, as vestimentas características de alguns pontos da cidade etc.

O Salvador #PraCegoVer pretende, a partir da audiodescrição, apresentar a cidade de São Salvador a baianos e turistas com deficiência visual (cegos e com baixa visão), além de traduzir para a Libras todo o conteúdo de dados históricos e curiosidades da primeira capital do Brasil, promovendo uma prévia do que pode ser o Turismo no pós-pandemia: mais empático, inclusivo, acolhedor e receptivo também a mais de 6,5 milhões de pessoas.

“Criamos um site, uma conta no Instagram e no Facebook, onde serão disponibilizados conteúdos acessíveis sobre a cidade de Salvador por uma equipe composta de especialistas em acessibilidade, turismo, audiodescrição, tradução, libras, numa pequena mostra da grandeza que é conviver com a diversidade. Com certeza, até mesmo quem enxerga vai perceber o quanto não conseguia ‘ver’, e o quanto agora pode enxergar”, explicam os idealizadores do projeto, contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira o vídeo para conhecer um pouco mais do projeto!

Pessoas com deficiência visual podem fazer um tour virtual pela cidade de Salvador por meio do Instagram e do Facebook , com auxílio de programas de leitura de tela. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site Salvador #PraCegoVer.

A Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador (Foto: @vanessa_aragaom / @alfazemafilmes)

Descrição da imagem #pracegover: Foto de um ponto turístico da cidade de Salvador. Sob um céu intensamente azul quase sem nuvens, numa praça de paralelepípedos com algumas pessoas, erguem-se, ladeados por duas vielas com casas coloridas, dois casarões de dois andares com muitas janelas e portas, o primeiro amarelo e o segundo, bem maior, com fachada azul, ambos com acesso por uma ampla escadaria cinzenta. Fim da descrição.

 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020