Laboratório para capacitar pessoas com deficiência

Compartilhe

 Organizações da sociedade civil têm até esta segunda (7) para participar de edital que prevê parceria com a Secretaria de Trabalho

FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO

Laboratório para capacitar pessoas com deficiência

No Distrito Federal, menos de 30% das vagas oferecidas, nas agências do trabalhador, para pessoas com deficiência são preenchidas. Para melhorar o índice e realizar a inclusão desse público no mercado, o Governo do Distrito Federal planeja um programa de qualificação profissional.  

Foi publicado no Diário Oficial do DF um chamamento público para selecionar organizações da sociedade civil (OSC) para, em parceria com a Secretaria de Trabalho (Setrab), implementar e administrar o Lab-INCLUi, uma iniciativa de apoio a projetos de empreendedorismo e capacitação voltados especialmente às pessoas com deficiência.

"Brasília hoje não possui empresas especializadas na manutenção e adaptação de cadeiras de rodas, por exemplo. Por isso, nosso foco não é só inserir, mas também constituir novos profissionais que possam dar manutenção nestes equipamentos". Thales Mendes, secretário do Trabalho

O secretário do Trabalho, Thales Mendes, explica que o LAB-INCLUi vai ajudar no campo de manufatura de materiais para pessoas com deficiência, como cadeiras de rodas e próteses 3-D. “Brasília hoje não possui empresas especializadas na manutenção e adaptação de cadeiras de rodas, por exemplo. Por isso, nosso foco não é só inserir, mas também constituir novos profissionais que possam dar manutenção nestes equipamentos”, ressalta.

“Queremos tanto prestar esses serviços como também ajudar as pessoas com deficiência a encontrar um bom emprego”, detalha. Para Thales Mendes, a iniciativa está além da simples inclusão no mercado de trabalho. “Vamos trabalhar os valores de respeito ao próximo, diante de todas as dificuldades que o cotidiano impõe, queremos oferecer dignidade para as pessoas. Tudo que estiver inserido nesse contexto, é válido”, finaliza o secretário.

Com o edital em mãos, as organizações interessadas devem enviar para a Setrab suas respectivas documentações, comprovação de expertise e plano de trabalho. Munida dos dados, a comissão de seleção da pasta fará a classificação das instituições e, a partir daí, vai escolher a melhor proposta para assinar o termo de colaboração definitivo. A previsão da Secretaria é de que isso ocorra ainda este mês.

Parceria de sucesso

O LAB-INCLUi é mais um capítulo da efetiva cooperação entre a Setrab e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPD). Um dos exemplos disso é a Agência do Trabalhador da 112 Sul, referência no atendimento para pessoas com deficiência, equipada com equipe de tradução em libras e pisos táteis. Os esforços em conjunto já produziram resultados expressivos: este ano, o DF se tornou líder em inserção de PCD no mercado de trabalho.

A parceria de sucesso não ficaria de fora do LAB-INCLUi, como explica o secretário: “Foi uma demanda que veio de lá que incentivou a constituição desse projeto.  A SPD será parceira nesse processo, a pauta da deficiência é muito transversal”.

A secretária de Pessoa com Deficiência, Rosinha do Adefal, ressalta alguns esforços que a pasta faz junto ao setor produtivo e que poderão ser beneficiados pela iniciativa. “Fazemos uma orientação às empresas sobre aquilo que elas precisam investir em tecnologias, melhorias físicas, cursos de libras, entre outras coisas”, afirma.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020