Google Meet terá legendas automáticas em mais idiomas, incluindo português

Compartilhe

Google Meet

As conversas pelo Google Meet vão ficar mais acessíveis. A ferramenta ganhará suporte a mais idiomas, incluindo o português brasileiro. Assim, será possível ler em tempo real o que outros participantes estão dizendo. Além do nosso idioma, a plataforma de videoconferências vai ganhar também suporte a francês, alemão e espanhol (nas variações de Espanha e América Latina), além do inglês, que já estava disponível.

Se você não é familiar ao recurso, as legendas instantâneas (ou “automáticas”, ou “ao vivo”), chamadas pelo Google de live captions, usam aprendizado de máquina para reconhecer a fala dos usuários na chamada e transcrevê-la na tela, da mesma forma que em vídeos do YouTube — com a diferença, claro, que aqui tudo ocorre em tempo real, no momento da fala. 

As legendas automáticas podem não ser perfeitas, mas já ajudam em muitas situações. A principal delas é a acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva. O recurso também pode ser útil para quem não é falante nativo de algum desses idiomas, e também para quem está em ambientes barulhentos, onde é difícil ouvir o que está sendo dito.

A transcrição automática em outros idiomas já está disponível na versão web do Meet na Europa, Ásia, África e Oceania, e devem chegar à América do Norte e à América do Sul no começo de 2021, mesma época em que os apps para Android e iOS devem ganhar suporte ao recurso.

Se você ou sua empresa usam outros aplicativos para as reuniões, também é possível colocar legendas. No Teams, da Microsoft, o recurso é automático. Já no Zoom, é preciso recorrer a uma API de outro aplicativo para fazer a transcrição ou digitar manualmente.

Pouco a pouco, o Google vai deixando o Meet mais próximo de seus concorrentes. Em outubro, a ferramenta ganhou o recurso de borrar o fundo da imagem, uma ótima forma de não ter que mostrar sua casa em toda reunião.

Como ativar as legendas instantâneas no Google Meet

Quando a funcionalidade passar a funcionar basta clicar nos três pontinhos no canto inferior da tela, clicar na opção “Legendas” e selecionar o idioma da conversa. Suas preferências são persistentes, então se você ativar as legendas em português, por exemplo, elas aparecerão automaticamente em todas as suas futuras reuniões.

Outras novas ferramentas

Além da expansão das legendas instantâneas, o Google Meet ganhou também três novas ferramentas para ampliar o engajamento e o interesse dos participantes de reuniões, como contagens regressivas nos breakout rooms, relatórios de participação e uma ferramenta de “levantar a mão”, pela qual você pode sinalizar ao mediador que quer a palavra sem interromper o pensamento de outra pessoa.

Fonte: Gizmodo Brasil

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020