Eventos marcam Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Compartilhe

No 3 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, pretende estimular a reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência na sociedade.

De acordo com dados da ONU, cerca de 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência, o que representa aproximadamente 650 milhões de pessoas.

No Brasil, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, existem cerca de 46 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 24% da população.

A data chama atenção para a defesa de direitos e a importância de que os direitos adquiridos sejam cumpridos. Em vigor desde 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura que pessoas com e sem deficiência tenham a oportunidade de conviver umas com as outras, de forma igual, quebrando as barreiras atitudinais e minimizando, assim, o preconceito.

Eventos marcam a data

Em celebração à data, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo preparou uma série de eventos para dar visibilidade e força à luta das pessoas com deficiência.

As ações possuem relevância nos temas de empregabilidade, cultura, moda inclusiva e acessibilidade. A programação é gratuita e acessível, viabilizada por uma rede de parceiros e colaboradores voluntários, órgãos governamentais e instituições.

Com o tema: Construindo de novo e melhor um mundo pós-Covid-19 acessível, sustentável e que inclua a deficiência, as comemorações da data têm como objetivo promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência e agir pelo desenvolvimento e pela inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade.

Confira a programação:

Virada Inclusiva:

Em sua 11ª edição, a Virada Inclusiva acontece de forma remota em virtude da pandemia da COVID-19. A Secretaria em parceria com a TV Cultura, por meio do Museu da Inclusão, realizou uma participação especial no Programa Metrópolis, ontem, dia 3 de dezembro, às 19h25.

Além disso, depoimentos e atrações culturais de artistas com deficiência foram apresentados durante a programação da TV Cultura, com o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e promover o debate sobre os seus direitos culturais.

Live Leitura Acessível: 4/12

Já na sexta-feira, 4 de dezembro, às 15 horas, acontecerá a Live Leitura Acessível, com o anúncio da disponibilização de mais um livro acessível com os recursos que facilitam a leitura para o leitor com deficiência.

Libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples, são as ferramentas utilizadas para fazer com que a leitura chegue a todas as pessoas. Por meio de live, transmitida pela página InclusãoSP no Facebook (https://www.facebook.com/InclusaoSP), o evento contará com a presença da Secretária de Estado Célia Leão e da fundadora da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch, responsável pela produção dos livros.

Por meio de live, transmitida pela página InclusãoSP no Facebook, o evento contará com a presença da Secretária de Estado Célia Leão e da fundadora da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch, responsável pela produção dos livros.

Podcasts

Durante a semana uma série de podcasts serão disponibilizados no soundcloud InclusãoSP (https://soundcloud.com/inclusaosp). Os temas são: Deficiência visual e as ações de inclusão do estado de São Paulo; Reabilitação de pessoa com deficiência visual; Arte, Cultura e Lazer; Tecnologias Assistivas à pessoa com deficiência visual; Deficiência visual e a COVID-19.

Workshop Moda Inclusiva: cenário pós-pandemia

No dia 7 de dezembro, das 10h às 12h, acontece o Workshop Moda Inclusiva: cenário pós-pandemia, que tem como público-alvo profissionais envolvidos na área de moda inclusiva e interessados.

O workshop, que será realizado via Plataforma Microsoft Teams, e tem como objetivo articular, aprofundar e integrar conhecimento quanto à inclusão de pessoas com deficiência na moda e a adaptação da moda inclusiva dentro deste período de pandemia em que o mundo vive.

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/37dvX0m.

Fonte: Portal Acesse e Secretaria da PcD

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020