Especialistas realizam capacitação para inclusão e acessibilidade para autistas em parque de Santa Catarina

Compartilhe


A especialista em Intervenção Precoce do Autismo pelo CBI of Miami (Child Behavior Institute), Amanda Ribeiro, e a especialista em análise do comportamento e psicóloga, Maria Luiza Jordão, idealizadoras da Incluir Treinamentos, promoveram a capacitação para atendimento a pessoas autistas no Beto Carrero World. O parque de Santa Catarina é o primeiro do Brasil a ter funcionários preparados para atender autistas.

Participaram do treinamento 350 colaboradores que realizam algum tipo de atendimento ao público, seja na bilheteria, operando os brinquedos, nos shows, como seguranças, bombeiros ou enfermeiros. Amanda explica que o objetivo da iniciativa é auxiliar os funcionários a entenderem melhor e saber lidar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerado também PCD (Pessoa com Deficiência).

“Essa introdução possibilita que os estabelecimentos e seus colaboradores tenham mais condições para o atendimento a autistas, conhecendo as principais características, suas necessidades e sensibilidades”, analisa Maria Luiza.

Os trabalhos se estendem a todo o parque. “Além dos treinamentos, uma avaliação técnica orientou os coordenadores do espaço sobre alterações de processos internos que contribuirão para melhor recepção e acolhimento de autistas”, comenta Amanda.

Também foi tema do treinamento o atendimento prioritário e a inserção do laço composto por quebra-cabeça coloridas nas placas de prioridade dos estabelecimentos. Símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o significado do laço ainda é desconhecido para muitas pessoas.

O emblema foi adotado em 1999 e representa o mistério e a complexidade do autismo. Sua composição com peças coloridas remete à diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno, enquanto as cores fortes simbolizam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral.

Vencedoras do Prêmio Nacional de Turismo 2019 na categoria Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo com o projeto de treinamento exclusivo, as especialistas visam capacitar profissionais de diversas áreas para que eles possam receber, atender e incluir pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos serviços oferecidos.

Diretoras da Incluir Treinamentos no parque Beto Carrero World

Amanda Ribeiro e Maria Luiza Jordão
Concluída a capacitação, o Beto Carrero Word está certificado e com 85% dos colaboradores de atendimento que estão aptos para atendimento prioritário, identificados por botton com laço do TEA; com mudança das placas preferenciais para prioritárias no castelo; identificação com laço do TEA na esteira das catracas, na sala anexa ao fraldário e nos bancos prioritários dos shows.

Amanda comemora, “Uma empresa que demonstra responsabilidade social, se preparando para recepcionar pessoas com TEA, traz benefícios para os autistas e suas famílias, para o empreendimento e para a sociedade, ampliando a inclusão social”.

Fonte: Revista Reação

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020