Mais de 6 mil pessoas com deficiência são candidatas nas eleições 2020 – 25% são mulheres

Compartilhe

Baseada em dados do TSE, pesquisa aponta a existência de mais de 6000 candidaturas de pessoas com deficiência em todo o território nacional; número corresponde a pouco mais de 1% dos candidatos.

Por Fátima El Kadri

Urna eletrônica

Às vésperas das Eleições 2020, a Agência Pública divulgou números que permitem saber quantas pessoas com deficiência estão se candidatando a cargos políticos no Brasil. 

Segundo o levantamento, feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral, este ano, o número de candidatos com deficiência no Brasil atingiu a marca de 6.584, o que representa 1,2% de todos os candidatos.

A grande maioria se destina ao cargo de vereador, que recebeu 6.096 candidaturas de pessoas com deficiência. Em seguida, vem os cargos de prefeito, com 249 candidatos, e de vice-prefeito, que tem 239.

O levantamento ainda traz a relação de candidatos com deficiência segmentados por sexo, por estado e por tipo de deficiência declarada, ressaltando que o candidato não é obrigado a declarar sua deficiência no ato da candidatura.

Em relação ao número de candidatos com deficiência divididos por gênero, os homens são maioria, com 4.911, enquanto as mulheres são apenas 1.673. 

Ao apurar o número de candidatos de acordo com o tipo de deficiência, as pessoas com deficiência física prevalecem. Veja os números detalhados abaixo:

A pesquisa separou por tipos de deficiência, sendo: 3.117 possui deficiência física, 2042 outras deficiência, 1009 com deficiência visual, 397 com deficiência auditiva e 19 com autismo. 

A pesquisa revelou, ainda, que o estado que registrou o maior número de candidatos com deficiência foi Minas Gerais, com 968, seguido de São Paulo, com 942 e Bahia, com 425. Já o local que registrou o menor índice foi Roraima, com somente 33 candidatos. 

Todos os dados estão disponíveis neste link.




Fonte: Câmara Paulista

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020