Huawei lança aplicativo que ajuda a alfabetizar crianças surdas

Compartilhe

 Mateus Salomão

(crédito: Reprodução / Google Play Store)

A multinacional Huawei trouxe para o Brasil a primeira plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva e surdas. O acesso é feito a partir do aplicativo StorySign. A tecnologia, que chega agora ao país, foi criada em 2018 e utiliza inteligência artificial e realidade aumentada para ajudar crianças a aprender a ler.

A empresa lançou o aplicativo no país em 10 de novembro. O download é gratuito e está disponível em todas as lojas de aplicativo. No StorySign, os textos de livros físicos previamente selecionados de língua portuguesa são instantaneamente traduzidos para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Ao baixar o aplicativo, basta selecionar o idioma da linguagem de sinais desejada. Após posicionar a câmera do smartphone ou tablet perto do livro, uma intérprete virtual traduz o texto em Libras enquanto a criança acompanha a leitura.

O projeto visa atingir crianças de todo o mundo

“Uma das motivações para o projeto foi o número de crianças surdas no mundo. Hoje, existem mais de 32 milhões de crianças surdas. O objeto final era ser algo de fácil acesso, gratuito e com muita tecnologia de suporte”, afirma Atilio Rulli, diretor sênior em Relações Governamentais e Relações Públicas da Huawei Brasil.

O projeto surgiu na Huawei Europa há quase dois anos. O acervo conta com 91 livros de 15 línguas de sinais. Até o momento, somente dois livros infantis brasileiros foram traduzidos para Libras e são compatíveis com o aplicativo. O primeiro é Gildo, de Silvana Rando, e o outro é A festa encantada, de Sonia Junqueira.

O projeto chegou ao país por iniciativa da filial brasileira da companhia. “Foi uma iniciativa da Huawei Brasil para aumentar o escopo de projetos de responsabilidade social que fazemos”, afirma o diretor.

Além da multinacional, também participaram do desenvolvimento inicial do aplicativo instituições e entidades como a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations. O StorySign está disponível no Brasil e em países como Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Austrália.

Um parceiro no Brasil foi a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Agora, após o lançamento, a Huawei, com a Feneis, pretende difundir o uso do aplicativo para o maior número de crianças possível. “Numa segunda fase, existindo uma demanda, podemos pensar na inclusão de novos livros”, diz. 

Atilio conta que essa é uma iniciativa que faz parte do projeto de inclusão tecnológica TECH4ALL (tecnologia para todos, em tradução livre). Uma das vertentes encontrou na maior dificuldade de crianças com deficiência auditiva e surdas em aprender a ler um problema a ser solucionado por intermédio da tecnologia.

“A plataforma vai ajudar, com um alta interatividade, as crianças surdas a lerem. Com o avatar auxiliando na Linguagem Brasileira de Sinais e com a parte gráfica muito interativa e muito alegre, o aplicativo é fácil de operar e entender”, pontua o diretor.

Onde baixar?

Para baixar o aplicativo em um aparelho smartphone ou tablet com sistema operacional Android, acesse a Google Play Store. Para os dispositivos IOS, está disponível na App Store. Além disso, também pode ser baixado pela Huawei AppGallery.

Confira o vídeo de apresentação

Confira o vídeo que ensina a usar o aplicativo


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020