Atleta paralímpico do DF participará da Cybathlon 2020

Compartilhe

Da capital federal para o mundo: Estevão Lopes é o único representante da América Latina

O atleta paralímpico Estevão Lopes é o único representante da América Latina a competir na A Cybathlon 2020. Foto: divulgação Secretaria de Esportes

Imagine uma competição internacional em que pessoas com deficiência física de todo o mundo disputam entre si utilizando sistemas de tecnologias assistivas de última geração.

A competição já existe e acontecerá remotamente, cada um na sua cidade de origem, nos dias 13 e 14 de novembro, com a participação de uma única inscrição da América Latina: o atleta paralímpico Estevão Lopes, beneficiário dos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer. A Cybathlon 2020, que está na segunda edição, também conhecida como Olimpíada Biônica, reúne 70 equipes de 23 países.

Estevão faz parte do grupo de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) Empoderando Mobilidade e Autonomia (EMA) ingressa na categoria Corrida de Bicicleta por Estimulação Elétrica Funcional.

“Existe um aparelho eletroestimulador acoplado no triciclo e os engenheiros desenvolveram uma interface que faz o papel do cérebro. Então essa interface manda o comando para o aparelho, o aparelho manda o choque para o músculo e eu consigo pedalar”, explicou o multiatleta que compete em alto rendimento na vela adaptada, canoagem e remo.

Nesta semana, antes do evento, ele esteve reunido com a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, na sede da pasta, e avaliou a possibilidade de futuras parcerias em prol do esporte paralímpico.

“O meio esportivo precisa de acessibilidade, de pessoas que realmente entendam e saibam lidar com pessoas com deficiência. Era um contato muito esperado para alinhar ideias e fomos muito bem recepcionados”, completa o cadeirante que já deu início à renovação do Bolsa Atleta 2021 e já viajou em diversas oportunidades com o Compete Brasília.

A competição, realizada em novo formato, será transmitida ao vivo por meio de uma plataforma on-line criada exclusivamente para a ocasião, sendo legendado em várias línguas e traduzido em linguagem de sinais internacional. Em Brasília, a equipe do EMA cumprirá a prova no espaço de treinamento da Capital do Remo, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul.

Os quatros melhores classificados em cada categoria participarão das finais no sábado. O Instituto Federal Suíço de Tecnologia assina a concepção da iniciativa.

Clique aqui e assista o vídeo do Estevão

É HOJE a partir das 14:00! 

Acompanhe no link: projectema.com/cybathlon 

* Com informações da Secretaria de Esportes

Fonte: Agência Brasília

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020