Jeffinho Farias, O Cego da Praça é Nossa, Lança o Primeiro Vídeo de Stand up Comedy Totalmente Acessível do Brasil

Compartilhe

A imagem mostra Jeffinho no palco atuando. No canto esquerdo uma intérprete de libras


O comediante Jeffinho Farias, popularmente conhecido como cego Jeffinho ou cego da Praça é Nossa,  que conquistou o carisma e atenção do público com seu jeito criativo e bem-humorado de transformar a deficiência visual em motivação para se destacar como um artista renomado nos palcos, na TV e Internet fez um importante lançamento na última semana. 

“No último dia 25/08/2020, data em que completei exatos 11 anos de carreira, postei um vídeo que considero um dos conteúdos mais especiais do meu canal do Youtube. A frase utilizada para anunciar  a postagem foi ‘fizemos história aqui no canal’. E realmente, considero histórico. Apenas um pequeno passo rumo à internet cada vez mais inclusiva, mas com bastante significado para mim que estou no SBT há 7 anos, semanalmente, atuando ao lado do Carlos Alberto de Nóbrega,   sendo conhecido como o cego da Praça é Nossa e com canal fixo no Youtube desde 2015.  Postamos pela primeira vez no Brasil, um vídeo de stand up comedy totalmente acessível. Exatamente! Um vídeo com legenda em letras, em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), e com audiodescrição para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ter acesso ao cenário e às coisas que constam na tela. Um pequeno passo para que de fato possamos tornar a internet um ambiente inclusivo para todos e todas. Há tempos penso em maneiras de tornar o meu conteúdo mais acessível para os 10 milhões de surdos existentes no Brasil e os 6 milhões de pessoas cegas e com baixa visão habitantes e cidadãos deste país. Não trata-se somente de bondade ou cidadania, é respeito, direito e mercado. São quase 20 milhões de pessoas sem acesso total ao infindáveis conteúdos produzidos na rede. Que produtor não almeja atingir este número de pessoas? Aos poucos vamos dando voz, olhos, e ouvidos à todos e todas. Um país verdadeiramente democrático e respeitador das diversidades e das diferenças precisa trabalhar para que o acesso a todos os meios de comunicação sejam plenos e universais. Neste vídeo, além de o comediante ser um humorista cego, esse Jeffinho Farias que vos fala, a transmissão é feita”.

Com audiodescrição para os deficientes visuais poderem ter a referência visual, com legenda para pessoas que necessitam de um recurso além da audição e também com tradução em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para os surdos não alfabetizados em português. 

“E tudo isso, vou repetir, na exibição de um trecho de comédia stand up de um comediante cego. Neste vídeo pessoas com deficiência visual, auditiva, com déficit de atenção, entre outros tipos de diversidades poderão acompanhar, e entender, o vídeo de maior sucesso do meu canal. É um primeiro passo, mas que representará o início de conteúdos cada vez mais acessíveis e inclusivos no canal Cego Jeffinho.

Para que a pcd (pessoa com deficiência) possa estar em pé de igualdade com todos no consumo dos vídeos da internet, já que os mesmos hoje são boa parte da forma de adquirir informação e entretenimento nas redes. Inclusive, há estudos dizendo que em pouquíssimo tempo os vídeos representarão 80% de todo o consumo de material disponível na web. Não poderia estar mais feliz em ter lançado, justamente na data de aniversário de carreira, um material de stand up comedy inclusivo e acessível.

É uma forma deste ator e comediante cego  retribuir tudo o que a comédia lhe trouxe desde que subiu no palco do teatro Miguel Falabella, na zona norte do Rio de Janeiro, com apenas 18 anos de idade para fazer stand up comedy. Espero que este material possa atingir aos surdos, cegos e aos produtores de conteúdo. Que possamos mostrar a nossa força como cidadãos ativos e com direito à arte, ao entretenimento, à informação. Espero que sejam cada vez mais comuns vídeos acessíveis, filmes acessíveis, canais do youtube acessíveis.

Que cegos, surdos, videntes e ouvintes possam consumir juntos o imenso universo de possibilidades que a internet oferece. Manda este vídeo para os amigos cegos e surdos e para todos que possam se inspirar em produzir conteúdos com acessibilidade. Vamos espalhar conteúdo acessível e democratizar o acesso à grande rede”, afirma o comediante.

Como palestrante profissional, Jeffinho é referência de inspiração e motivação de equipes e líderes em empresas dos mais diversos segmentos no Brasil. É um dos palestrantes PCD mais requisitados do país para apresentações corporativas. Sua mensagem inspira e desperta a atenção das pessoas para superarem seus próprios pontos cegos.  www.cegojeffinho.com.br   

Fonte: Revista Reação

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020