Instituto PremieRpet® apoia o Projeto Cão-Guia do Distrito Federal

Compartilhe

Trabalho pioneiro no Brasil treina cães que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual 

Cleide Oliveira, de Branded Content 

Cães da raça Labrador são maioria entre os animais treinados para ajudar os deficientes visuais - Reprodução Facebook


Descrição da imagem #pracegover / #legendaacessível:  A imagem mostra uma mulher sorrindo abaixada fazendo carinho em um cachorro.

O Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®, é uma associação sem fins lucrativos mantida prioritariamente com recursos da venda dos produtos da linha PremieR Nutrição Clínica. Sua finalidade é fomentar a pesquisa científica, além de apoiar ONGs, ações e projetos que promovam o bem-estar e a longevidade de cães e gatos, com impacto positivo também na comunidade. 

Uma das iniciativas apoiadas é o Projeto Cão-Guia de Cego, do Distrito Federal, que desde 2001 atua na reintegração da pessoa com deficiência visual na sociedade. Trabalho pioneiro no Brasil, a iniciativa oferece a oportunidade de melhoria de qualidade de vida, inclusão social, mobilidade e segurança por meio da companhia dos cães-guia para pessoas cegas. Desde sua criação, o Centro de Treinamento já capacitou e integrou 47 cães para acompanhar indivíduos com diferentes graus de deficiência visual. 

Maria Lúcia de Campos, Coordenadora Administrativa do Projeto, se envolveu desde o início das atividades, primeiramente como família hospedeira, que acolhe o filhote de forma voluntária para um período de socialização. Para ela, a parceria com o Instituto PremieRpet® é essencial para a realização do projeto. “Sem a distribuição da ração para todos os cães do projeto, desde filhotes aos cães adultos em treinamento, e até mesmo alguns cães já idosos aposentados de seu trabalho como cão-guia, seria impossível cuidar de todos eles”, afirma Maria. 

A cada três meses eles recebem cerca de dois mil quilos de ração da linha PremieR Raças Específicas Labrador. A raça é maioria entre os animais treinados para acompanhar os deficientes visuais e, de acordo com a coordenadora, esse apoio é fundamental. “Principalmente quanto à saúde dos cães, pois uma boa alimentação é o fundamento para todo o processo de desenvolvimento do cão-guia”, explica Maria Lúcia. 

Para a sociedade, ela acredita que o benefício é poder oferecer apoio de forma gratuita aos deficientes, já que o trabalho é voluntário. Portanto, não há lucro financeiro envolvido na entrega. “Sem a parceria da PremieRpet® não seria possível manter o altíssimo nível da alimentação dos nossos cães”, reforça a coordenadora. 

 A força do voluntariado 

Com um plantel de 40 animais em atividade, o projeto conta com funcionários e voluntários. Quem pretende colaborar deve ter 18 anos ou mais, preencher um cadastro e, caso seja aprovado no processo de seleção, participar do treinamento específico. Há várias funções de voluntariado: família hospedeira, que socializa os filhotes; família de acolhimento, para os cães idosos ou em tratamento devido à problemas de saúde; voluntário do dia, que atua por algumas horas ajudando com banhos e outros cuidados; e voluntários especialistas, categoria em que se inserem os veterinários, psicólogos, entre outros profissionais. 

Além do Instituto PremieRpet®, outros parceiros ajudam a manter o funcionamento das atividades. “O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, de onde vem os nossos treinadores; clínicas veterinárias e laboratórios; e o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília”, conta a coordenadora. 

No momento, devido à pandemia,as inscrições para atuar como colaborador ou voluntário estão temporariamente fechadas. . “Até mesmo o número de funcionários tivemos que reduzir”, informa Maria Lúcia. Toda a divulgação das ações é feita por redes sociais, por meio da entrega de panfletos em eventos e também pelas famílias hospedeiras. Neste último caso, fora do período de isolamento, os cuidadores temporários dos cães costumam visitar locais públicos como shoppings, escolas e universidades para compartilhar informações e conscientizar a sociedade. 

O Instituto PremieRpet® 

O Instituto PremieRpet® é uma associação sem fins lucrativos, que tem por finalidade apoiar e incentivar pesquisas, estudos e ações que objetivam a promoção da saúde, qualidade de vida e longevidade de cães e gatos, assim como apoiar ações sociais das mais diversas. 

PremieRpet®. Existimos para tornar a relação das pessoas com os seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. 

Reprodução Facebook - PremieRpet® Raças Específicas Labrador mantém a nutrição e a saúde cognitiva dos cães-guia


Reprodução Facebook - Atividades do Projeto são divulgadas em feiras e eventos, como a Cãominhada Solidária 


 Fonte: Virtz R7

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020