Dia 21 de Setembro - Dia da Luta da Pessoa com Deficiência (Eventos para comemorar essa data)

Compartilhe

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005[1]. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Essa data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. Foi Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de emenda constitucional. Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)[2], que trata os objetivos de forma mais concreta.

EVENTOS EM COMEMORAÇÃO A ESSE MÊS DE SETEMBRO:

  • Inclui PCD – Feira Nacional Online de empregos para pessoa com deficiência

Entre os dias 21 e 28 de setembro, acontece a Feira Inclui PCD, que será uma excelente oportunidade para as pessoas com deficiência encontrarem a sua vaga no mercado de trabalho! 

A Inclui PcD tem o objetivo de conectar empresas e pessoas com deficiência em todo o Brasil, oferecendo a experiência completa de uma feira de empregabilidade para pessoas com deficiência em um ambiente virtual.

Durante uma semana, os candidatos poderão assistir a cursos e palestras sobre empregabilidade de pessoas com deficiência, com profissionais de grande experiência no mercado, e poderão ter contato direto com os recrutadores das empresas, tudo isso de forma 100% online e gratuita!

As empresas e candidatos interessados em participar devem fazer a inscrição no site do evento, que é uma iniciativa da Egalité, consultoria de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência. Confira a  agenda e inscreva-se em: https://www.incluipcd.com.br/.


  • Webinar: educação inclusiva – Perspectivas e desafios

Em comemoração ao Setembro Verde, mês escolhido para dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência, a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OABSP realiza  o Webinar “Educação Inclusiva – Perspectivas e Desafios” —  no dia 18 de setembro, às 17h. 

O evento contará com a presença da Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan, Dra. Carmem S. Cerri Ventura, Dr. Antônio Carlos Sestaro e Samuel Sestaro, que abordarão temas sobre os principais aspectos da educação inclusiva no Brasil – da educação infantil ao ensino superior, aspectos jurídicos da educação inclusiva e educação na prática (boas práticas).
A mediação será realizada pela Dra Vivian Regina de Carvalho Camargo.

O Webinar recebe apoio da Comissão de Cultura e Eventos da OAB SP e da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e será transmitido por meio da plataforma Zoom,  com intérprete de libras e legenda no canal da OABSP/Cultura e Evento do Youtube. A participação é gratuita e será fornecido um certificado aos inscritos.

 Inscrições e mais informações neste link

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020