Cientistas criam remédio que repara danos no cérebro e medula

Compartilhe

Imagem com fundo preto e a cabeça de um homem com ligações neurais.

 Dr. Radu Aricescu - Foto: reprodução / NDM

Esperança contra Alzheimer, epilepsia e paralisia. Cientistas britânicos desenvolveram um medicamento que repara danos causados no cérebro e na medula espinhal.

O remédio restaura as conexões perdidas entre os nervos e é capaz de melhorar a memória, a coordenação e o movimento.

Os resultados dos testes, feitos em camundongos e células cultivadas em laboratório, foram descritos como “surpreendentes” e saíram na revista científica Science.

O autor principal do estudo é o Dr. Radu Aricescu (foto acima), neurocientista do Laboratório de Biologia Molecular MRC, em Cambridge. Ele trabalhou com colegas da Alemanha e do Japão no projeto.

Como

O medicamento usa uma proteína sintética que faz uma “ponte molecular” e restabelece ligações neuronais destruídas por acidente ou doença.

O composto chamado CPTX imita uma proteína natural conhecida como cerebelina-1, que liga os neurônios que enviam sinais àqueles que os recebem.

Esses ‘transmissores’ e ‘receptores’ são encontrados em pontos especiais de contato – as sinapses. A cerebelina-1 e proteínas relacionadas são conhecidas como ‘organizadores sinápticos’.

Eles são essenciais para ajudar a estabelecer a vasta rede de comunicação que sustenta todas as funções do sistema nervoso.

Medula espinhal

O maior impacto foi observado na lesão da medula espinhal, onde a função motora retornou por pelo menos sete a oito semanas, depois de uma única injeção no local.

“Criamos uma molécula que acreditávamos que ajudaria a reparar ou substituir as conexões neuronais de uma forma simples e eficiente…Ficamos muito encorajados pela forma como funcionou bem nas células e começamos a olhar para modelos de camundongos de doenças ou lesões onde vemos uma perda de sinapses e degeneração neuronal”, disse o Dr. Radu Aricescu.

Alzheimer

Nos primeiros estágios do Alzheimer e em outros distúrbios neurodegenerativos, as sinapses – ou conexões cerebrais – são perdidas. Isso eventualmente faz com que os neurônios morram.

O mesmo acontece com o dano à medula espinhal, que interrompe o fluxo constante de sinais elétricos do cérebro para o corpo. Pode levar à paralisia abaixo de uma lesão.

“Em nosso laboratório, estudamos o efeito da CPTX em ratos que exibiam certos sintomas da doença de Alzheimer e descobrimos que melhorou o desempenho da memória dos ratos”, disse o co-autor do professor Alexander Dityatev, do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas de Bonn.

Os pesquisadores também descobriram que o CPTX aumentou a capacidade das sinapses de mudar, o que é vital para a formação da memória perdida no Alzheimer.

Além disso, a proteína agia especificamente nas sinapses que promoviam a atividade da célula contatada. Também aumentou a densidade das ‘espinhas dendríticas’, minúsculos protuberâncias na membrana da célula que são essenciais para estabelecer conexões sinápticas.

Em humanos

Versões novas e mais estáveis ​​do CPTX estão sendo feitas para ter um efeito mais duradouro. Os pesquisadores estão confiantes de que podem corrigir isso.

Eles querem descobrir agora se as descobertas valem para seres humanos.

“Nosso estudo sugere que o CPTX pode até fazer melhor do que alguns de seus análogos naturais na construção e fortalecimento de conexões nervosas. Assim, a CPTX poderia ser o protótipo de uma nova classe de medicamentos com potencial clínico… Nossa abordagem pode levar a tratamentos que realmente regeneram as funções neurológicas”, concluiu o Dr. Aricescu.

Com informações da Science e GNN

Fonte: Só Notícia Boa

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020