Edição 2020 do Miss Cadeirante será online por causa do novo coronavírus

Compartilhe

Concurso foi criado para dar visibilidade a mulheres que usam cadeiras de rodas. A disputa tem 157 participantes de 19 estados. O encontro estava marcado para o Theatro Municipal, no Centro do Rio.

Por Cristina Boeckel, G1 Rio

Edição do concurso Miss Cadeirante, que aconteceu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio (Arquivo) — Foto: Divulgação/ Miss Cadeirante
O concurso de beleza Miss Cadeirante será online este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. O encontro estava marcado para o Theatro Municipal, no Centro do Rio. O Miss Cadeirante foi criado em 2017 com 15 participantes, e em 2020 a disputa tem 157 candidatas de 19 estados.

Os organizadores esperam que a celebração pelo evento aconteça já sem o distanciamento social em janeiro de 2021 em uma festa no Rio, acompanhada por um desfile de moda.

“É uma coisa nova. É bom quando você pode colocar a faixa em uma pessoa. Mas a gente não pode, devido à pandemia”, explicou Lu Rufino, organizadora do concurso.

A primeira etapa do concurso aconteceu com uma votação que durou até o dia 25 de junho na internet. As candidatas com fotos mais curtidas e compartilhadas ganharam cinco pontos na disputa e vão à final nesta terça-feira (30), de 18h às 20h.

Você pode conferir na página oficial do evento.

O júri que escolherá a vencedora é formado por artistas, líderes de movimentos sociais e influenciadores ligados às causas dos direitos da mulher.

Integração à sociedade

Lu Rufino, organizadora do evento, é uma cadeirante que milita há tempos pela inserção das mulheres cadeirantes na sociedade. Além de estar à frente do concurso, ela é porta-bandeira da escola de samba Embaixadores da Alegria, voltada para pessoas com deficiência, que desfila na Marquês de Sapucaí todos os anos.

Casada e mãe, Lu acredita que o objetivo de iniciativas como o concurso de beleza é mostrar as capacidades destas mulheres e evitar um olhar de pena que, muitas vezes, é dirigido a elas.

“Mostrar para a sociedade que independente de qualquer deficiência ou dificuldade, o ser humano não é limitado. Ele tem potencialidades e talentos. Este concurso é para dar oportunidade para mulheres com deficiência a se mostrarem seres sensuais, sexuais, afetivos e diminuir o preconceito”, disse.7

Perfis variados

As participantes do concurso têm perfis variados. São advogadas, professoras, donas de casa, estudantes e profissionais de diversas áreas.

Leia Salles já tinha experiência como modelo quando foi eleita a Miss Cadeirante de 2018. No ano passado, por sua experiência e dedicação, se tornou embaixadora do concurso.

Ela é casada, mãe de dois filhos e tem um cachorro. A embaixadora do evento diz que o concurso abre uma possibilidade para que as cadeirantes possam ser agentes da própria história como qualquer mulher.

“Meu papel é colocá-las para frente, e fazer com que elas se enxerguem. Não permitir que as pessoas venham a rotulá-las como coitadas e não aceitar nenhum tipo de preconceito”, afirmou.

Lu Rufino como porta-bandeira da escola Embaixadores da Alegria, que desfila na Marquês de Sapucaí — Foto: Divulgação/ Miss Cadeirante

Edição de 2019 do concurso Miss Cadeirante, realizada na Cidade das Artes — Foto: Divulgação/ Miss Cadeirante

Leia Salles como embaixadora do concurso de Miss Cadeirante — Foto: Divulgação/ Miss Cadeirante

Fonte: G1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020