Dell desenvole o WAL (Website Acessibility Layer) para pessoas com deficiência visual

Compartilhe

WAL (Website Acessibility Layer)

Um sistema desenvolvido pelo LEAD – Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies no Brasil, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – tem beneficiado o dia a dia de centenas de profissionais com deficiência visual que atuam na Dell Technologies em toda a América Latina. A solução, batizada de WAL (Website Acessibility Layer), desenvolvida inicialmente para o mercado brasileiro, foi recentemente expandida para os escritórios da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru, garantindo assim que deficientes visuais tenham mais produtividade e oportunidade de executar atividades online.

A WAL é uma camada de software adaptável, que implementa automaticamente recursos de acessibilidade em navegadores ou sistemas online, incluindo o acesso a ERPs (sistema de gestão empresarial). “Sem intervenção do usuário, a solução lê o código da interface do sistema, realiza um conjunto de conversões e retorna uma página acessível, de forma transparente para o usuário”, explica Eder Soares, gerente de Projetos de Inovação e Líder do LEAD. “O que garante que as pessoas com deficiência visual executem tarefas que até então eram inacessíveis”, complementa.

A solução, disponível em português, inglês e espanhol, conta com 22 funcionalidades disponíveis, como conversão de texto em áudio, ajuste de espaçamento entre linhas, tamanho e estilo de fonte, contrastes da tela e paleta de cores (de texto e fundo de tela). O que beneficia também profissionais que tenham daltonismo ou mesmo dislexia.

O projeto de implementação da WAL para os colaboradores da Dell Technologies da América Latina conta com apoio de 60 voluntários do True Ability, grupo de diversidade da companhia que promove a inclusão das pessoas com deficiência. O trabalho é focado na educação e comunicação sobre a disponibilidade da WAL. Atualmente, a equipe de recursos humanos de cada unidade já é capaz de identificar, desde o momento da contratação, a necessidade de um colaborador utilizar a solução e, com isso o LEAD é notificado para habilitar a ferramenta para o novo usuário. “Todo trabalho de desenvolvimento é realizado pela equipe do LEAD, no Brasil, que ainda é responsável pela comunicação e material de educação”, comenta Eder.Link para o vídeo de uso da plataforma: http://tinyurl.com/y76rlgzy

Sobre a Dell Technologies

A Dell Technologies (NYSE: DELL) é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial que ajuda organizações e indivíduos a construírem seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologias e serviços mais amplos e inovadores para a era dos dados.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020