1º Webinário Internacional da Pessoa com Deficiência

Compartilhe

Imagem da tela durante transmissão de Webinário Internacional, intérpretes de libras em português e internacionais, Secretária Célia Leão e palestrante da RIADIS, Ana Lucia Arellano

Nesta quinta-feira (2), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a Rede Latino Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoa com Deficiência e Suas Famílias (RIADIS), realizou o “1º Webinário Internacional da Pessoa com Deficiência”.

Evento online, totalmente acessível, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência alcançou mais de 500 pessoas. Sendo elas, pessoas com deficiência, especialistas, imprensa, ativistas e o público em geral.

Com mais de 500 participantes, o evento “Políticas Públicas para pessoas com deficiência pós-pandemia: um olhar para a América Latina” é um marco para a visibilidade e urgência das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência durante e após a pandemia.

“O pós-pandemia vai chegar, com isso precisamos pensar também nas pessoas com deficiência. A pedido do Governador João Doria, nós da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, hoje juntamente com a RIADIS, estamos trazendo as pessoas com deficiência como foco de atenção, levando informação e debate das urgências das políticas públicas a esse público”, ressaltou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Com especialistas de áreas nacionais e internacionais, o webinário retratou reflexões em quatro temas: “Educação Inclusiva – o que a Pandemia nos revela”, com a professora de Pós-Graduação da Unicamp, Dra. Maria Tereza Mantoan; “Políticas Públicas de Seguridade Social”, com a Diretora de Assuntos Sociais da divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Dra. Heidi Ullmann; “Emprego digno para as pessoas com deficiência”, com a Diretora Técnica da OIT – Brasil, Thais Faria e “Políticas Públicas e o Acesso à Saúde”, com o assessor da Área de Deficiência e Reabilitação da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Dr. Antony Duttine.

Ana Lucia Arellano, presidente da RIADIS, ressaltou a importância de um evento como este. “Neste Webinário nós dialogamos e discutimos o movimento das pessoas com deficiência e suas famílias dentro da América Latina. A melhor maneira de poder trazer a resposta inclusiva é essa construção conjunta, pensando na igualdade de oportunidades”, disse.

Abrangendo toda América Latina, o 1º Webinário Internacional da Pessoa com Deficiência partiu da reflexão necessária ao debate de temas urgentes que envolvem esse público, além das respectivas agendas prioritárias voltadas à educação, trabalho, proteção e previdência social e acesso à saúde.

Dentre as abordagens, a especialista Heidi Hulmann, Diretora de Assuntos Sociais da Divisão de Desenvolvimento Social para a América Latina e Caribe (CEPAL) destacou que a proteção social às pessoas com deficiência é um direito. “É uma ferramenta importante para a construção de uma sociedade inclusiva, especialmente no contexto da pós-pandemia”, afirmou Hulmann.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020