Google Maps ganha função de localização de locais com acessibilidade para deficientes e idosos

Compartilhe

Google começa a disponibilizar em seu app Maps função que mostra locais que possuem infraestrutura com acessibilidade para deficientes físicos em comemoração ao dia mundial da consciência da acessibilidade.
Imagem ilustrativa da nova função do Google Maps que auxilia os deficientes físicos e idosos. Fonte: Google

Dia 21, foi o dia mundial da consciência da acessibilidade e para comemorar, o Google implementou novos recursos no seu aplicativo de geolocalização Google Maps. A nova função do app permite que o usuário visualize os locais que possuem infraestrutura para cadeirantes.

Através da nova ferramenta voltada para deficientes físicos, a pessoa poderá ver quais comércios ou pontos de interesse que possuem, por exemplo, rampas nas calçadas, estacionamento com vagas exclusivas e banheiros próprios para aqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção. Isso será útil não somente para cadeirantes, mas para idosos ou pessoas que sofreram algum acidente e utilizam muletas, por exemplo. A engenheira de software da Google, Sasha Blair-Goldensohn, diz:

"Com esse recurso 'rollout', é mais fácil encontrar e contribuir com informações de acessibilidade para cadeiras de rodas ao Google Maps. Isso beneficia a todos, desde aqueles que usam cadeiras de rodas e pais empurrando carrinhos até adultos mais velhos com pernas cansadas e pessoas carregando itens pesados. E neste período do COVID-19, é especialmente importante saber antes de ir, para que você não fique preso fora dessa farmácia, supermercado ou restaurante."

Para ativar o novo recurso no Google Maps, basta acessar o menu de configurações do app, ir até "configurações de acessibilidade" e ativar a exibição de "locais acessíveis". De acordo com o blog do Google, a novidade está chegando primeiro para a Austrália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, mas que os outros países serão contemplados em breve com a ferramenta.

Confira abaixo o vídeo de demonstração da nova ferramenta:



Google Maps tem navegação por voz detalhada para deficientes visuais

No final do ano passado, em outubro, no dia mundial da visão, o Google anunciou uma nova funcionalidade para o Google Maps que foi feita pensando nos deficientes visuais. Com este novo recurso, é possível receber orientações detalhadas do aplicativo para o deslocamento a pé ou de carro. Esta ferramenta foi a primeira a ser desenvolvida do zero no aplicativo de mobilidade via GPS.

A ferramenta é útil, por exemplo, para locais públicos, pois ela permite que você não precise desviar a atenção a todo momento para conferir se está seguindo a rota escolhida de maneira correta. Ou seja, será um avanço muito interessante rumo a uma mobilidade mais livre e sem preocupações.



Fonte: Oficina da Net

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.