Como os autistas reagem ao isolamento social e como tornar esse período mais tranquilo

Compartilhe


Especialista da Anhanguera de Osasco promove “lives” gratuitas para orientar a população sobre como lidar com o autismo em tempos de pandemia

Abril é considerado o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é dar visibilidade ao tema, que muitas vezes não é debatido na sociedade. Com maior sensibilidade para se adaptar a mudanças nas rotinas causadas pelo isolamento social em virtude do novo Coronavírus, os autistas enfrentam dificuldades dentro do espectro. Para que esse momento seja mais tranquilo ter uma rotina é fundamental para os autistas independente do grau.

A tensão natural do período faz com que a atenção com pessoas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) seja redobrada, já que elas pertencem ao grupo de risco do COVID-19. “O cuidado precisa ser ainda maior, porque muitas dessas pessoas não têm o total entendimento da situação que estamos passando e não compreendem a necessidade e importância de lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, não levar a mão a boca, entre outros cuidados”, explica Carolina Quedas – Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, com ênfase em avaliação e intervenção em habilidades motoras em crianças com TEA e coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera de Osasco.

Para ajudar as famílias, a especialista Carolina Quedas tem algumas dicas de como ter uma rotina saudável com autistas nesse momento de isolamento.

1. Continue com sua rotina em casa: tente manter suas atividades como eram antes da pandemia. A criança e o adolescente com autismo ficam mais tranquilos quando sabem o que vai acontecer no seu dia. Desse modo, os impactos não serão tão agressivos com as pessoas que tenham algum grau de autismo.

2. Procure adaptar as terapias para meios online. É importante que a criança ou adolescente tenha contato com especialistas mesmo que virtualmente.

3. Programe uma rotina de atividades físicas. É uma maneira de manter a criança em movimento. Entre as sugestões estão: jogar bola, saltar as almofadas, encher bexigas, rolar no chão, engatinhar, passar por obstáculos, brincar de estátua, amarelinha, vivo ou morto.

Mantenha uma alimentação saudável.

Converse sempre. O diálogo é muito importante, explique o que está acontecendo e a importância das medidas de higienização por exemplo.

“Lives” para orientações sobre o Autismo e o COVID-19

Para quem tiver o interesse de saber mais sobre o tema, Carolina Quedas fará duas lives sobre o Autismo e o COVID-19. As lives acontecerão nos dias 28 e 30 de abril, às 15h, pelo perfil da Anhanguera Osasco no Instagram @anhanguera_osasco.

Os temas abordados serão “Quadro de atividades para uma rotina saudável na quarentena” e “Dicas de atividades para autistas no período de isolamento”. As lives são totalmente gratuitas e os participantes poderão enviar suas perguntas previamente, a partir do dia 23 de abril, nas postagens sobre a ação que serão feitas na página oficial da Anhanguera Osasco no Facebook, pelo link http://www.facebook.com/faculdadeanhanguera/.


Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presencial ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola, na área de saúde, e dos Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Anhanguera passou a integrar a Kroton, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, que proporciona ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com.


Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.

Live sobre O olhar para a sexualidade.

Live sobre O olhar para a sexualidade.
Converso com a Andréia Ribeiro @realizemudancas sobre O olhar para a sexualidade.

Live com Marcos Zufelato

Live com Marcos Zufelato
Família sobre Rodas com Marcos Zufelato 12/08/2020