Um mundo de sons

Compartilhe


Um pequeno milagre da ciência, o Implante Coclear (IC) ajuda mais de 400 mil pessoas, em diversos níveis de surdez, a escutar. Esse implante introduz pequenos eletrodos na cóclea, um órgão do ouvido interno responsável pela audição. O Dia Internacional do Implante Coclear, comemorado em 25 de fevereiro, foi escolhido porque nessa data, em 1957, foram realizados os primeiros testes com essa tecnologia, pelos médicos franceses André Djourno e Charles Euriés. Em 1969, o primeiro implante bem-sucedido de IC foi realizado pelo dr. William House, nos Estados Unidos.

No Brasil, o primeiro IC ocorreu em 1977, e hoje são cerca de oito mil implantados no país. O advogado Paulo Sugai, que começou a usar o implante em 2018, afirma que pessoas com deficiência auditiva ainda enfrentam muitos desafios e preconceitos.

“No Judiciário, é necessária mais conscientização de seus membros sobre as formas de acessibilidade que apoiam os surdos que são servidores, advogados e usuários da Justiça”, observa. Paulo é um ativista dos direitos dos surdos e afirma que a surdez tira das pessoas uma vital estimulação: a linguagem.

Uma servidora do STJ também usa o implante: Ana Carolina Soria Vulcano, do Núcleo de Admissibilidade e Recursos Repetitivos (NARER). Ela conta que, graças ao esforço da mãe, ela foi uma surda oralizada, ou seja, capaz de utilizar linguagem oral para comunicação.

“Estudei em colégios de ouvinte e usei aparelho de audição desde bebê. No meio da faculdade de Direito, resolvi fazer o implante. Eu me formei e hoje sou servidora, fiz mestrado e sou muito feliz com meu IC”, conclui.

Fonte: Intranet do STJ

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020