Depois de aprovada no Senado, governo tenta adiar pergunta sobre autismo no próximo Censo

Compartilhe

A ministra Damares Alves | Marcos Corrêa/PR


POR BELA MEGALE

Depois d    e o Senado ter aprovado a inclusão de uma pergunta sobre a incidência de pessoas com autismo em famílias brasileiras no Censo de 2020, o governo tentou adiar a decisão. Em reunião no Palácio do Planalto, na última quarta (4), integrantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, chefiado por Damares Alves, tentaram convencer lideranças de movimentos de defesa crianças autistas de desistirem da ideia.

O governo vê a inclusão da pergunta como um custo a mais para o governo. Em abril, o IBGE informou que vai diminuir do número de perguntas do próximo Censo de 112 para 76 com o objetivo de reduzir os gastos com a pesquisa. Os movimentos de defesa de crianças com autismo destacam que o Brasil não detém nenhum estudo próprio sobre a incidência de casos no país, o que dificulta qualquer tipo de política pública voltada às pessoas que possui essa deficiência.

A convocação para a reunião no Planalto sobre o tema aconteceu no dia seguinte do Senado ter aprovado a pesquisa sobre autismo. No encontro, estava representantes do governo e lideranças do Movimento do Orgulho Autista Brasileiro (Moab) e Capricha na Inclusão, que negaram o adiamento.

O autismo foi considerado deficiência no Brasil só em 2012. Desde então, grupos ligados à causa têm realizado várias ações para garantir seus direitos.

Em 2014, foi iniciada uma jornada para que o IBGE colocasse, no censo de 2020, questionamento sobre as pessoas com autismo. O objetivo é saber quantos autistas existem no Brasil, já que hoje não existe dado oficial. Estatísticas americanas e europeias apontam que, para cada 68 crianças nascidas, uma tem espectro autista (TEA – Transtorno do Espectro Autista). Estima-se que, no Brasil, já existam mais de 2 milhões de autistas.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020