Bailarino surdo cria grupo de dança em Libras

Compartilhe


Um dançarino está desafiando todas as probabilidades em busca de um sonho. Surdo de nascença, Maycon Calasancio, de 28 anos, decidiu fundar um grupo de dança contemporânea totalmente em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Para auxiliá-lo na jornada, Maycon ganhou apoio das dançarinas Aline Moura, de 21 anos, e Janaína Almeida, de 22. Ao lado delas ele fundou o grupo Senserit 3, cujo propósito é unir a dança com Libras.

“Combinamos os sinais que dialogam com os sentidos da coreografia. Trabalhamos muito as temáticas em volta da surdez, como a acessibilidade e a luta social. Expressamos na dança o que nós passamos, o que significa nossa vida”, contou Maycon em entrevista ao Correio Brasiliense.

Tanto Aline como Janaína são fluentes em Libras. As duas conheceram o dançarino durante uma oficina ministrada pelo rapaz em 2018. Desde então, passaram a admirar sua trajetória e decidiram ajudá-lo.

Os três conseguiram encontrar um espaço gratuito em Taguatinga, localizado a 25 km de Brasília. O local está sendo utilizado para ensaios do grupo, onde são feitas coreografias capazes de unir a dança e as libras.

“Como nosso objetivo é valorizar a cultura surda, não falamos em português nem durante os exercícios. Nossas conversas acontecem em língua de sinais, para que a identidade deles seja respeitada”, explicou Aline.

Além de se apresentar em eventos e exposições, o grupo pretende levar sua arte para escolas. “A bailarina Maria Fux diz que o mundo do silêncio existe e ele é experienciado pelos indivíduos surdos na sua forma mais profunda, porque eles podem sentir o ritmo da própria respiração, da própria circulação sanguínea… de uma forma que ouvintes não conseguem. Assim, eles conseguem transformar seu próprio movimento em dança”, completou Aline.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020