Célia Leão vai assumir a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Compartilhe

Célia Leão e João Doria


O governador eleito, João Doria (PSDB), anunciou na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro, o nome da deputada estadual Célia Leão (PSDB) para assumir a Secretaria estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 2019. O anúncio ocorreu durante coletiva em São Paulo, quando também foram anunciados outros nomes para compor o novo governo paulista.

Célia Leão está em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa e é considerada uma das maiores ativistas pelos direitos das pessoas com deficiência em todo o Brasil. Durante toda a sua trajetória política a parlamentar notabilizou-se pela defesa e criação de políticas públicas que pudessem realizar a inclusão social de milhões de paulistas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

“Fiquei surpresa com o convite, mas também muito feliz. Me sinto muito estimulada”, disse a deputada. “Eu faço esse trabalho já há muito tempo. Ele já faz parte da minha vida”, disse. “A diferença agora é que a expectativa agora vem do Executivo”, ressalta.

Célia Leão diz que não há necessidade de criação de novas leis. “O que temos de fazer é fiscalizar e implementar políticas de inclusão”, disse a deputada. Não podemos cometer o crime de deixar mais de 10 milhões de pessoas com deficiência à margem da sociedade em nosso estado”, destacou a futura secretária.

“Assim vamos compondo um grande time, uma boa equipe, para um trabalho eficiente e transformador em São Paulo”, ressaltou João Doria durante o anúncio.

Célia Leão - Perfil

Deputada estadual pelo PSDB, Célia Leão está em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Paulistana, Célia Leão tem 63 anos, é advogada, casada, mãe de três filhos e considerada uma das parlamentares mais atuantes de São Paulo, tendo como base política a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Célia Leão é uma das fundadoras do PSDB em Campinas, onde foi eleita vereadora em 1988 e candidata à Prefeita, em 1996.

Ao longo de sua trajetória política, Célia Leão apresentou centenas de projetos e conseguiu aprovar várias leis importantes para a população de São Paulo, como a Lei da Acessibilidade, Lei da Recompensa, Lei contra Roubo de Cargas em São Paulo, Lei que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas na beira das rodovias paulistas, criação do Parlamento Jovem, a conquista da isenção do IPVA para deficientes, entre muitas outras, além de dezenas de requerimentos, indicações e emendas.

Atualmente Célia Leão preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Foi corregedora da Assembleia Legislativa de São Paulo, membro das Comissões de Assuntos Desportivos, de Ciência e Tecnologia, de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e coordena a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo e Municípios de Interesse Turístico de São Paulo.



Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020