Tire suas dúvidas sobre o seguro auto para deficientes

Compartilhe


O seguro auto para pessoas com deficiência está disponível para os veículos que foram adquiridos com a isenção de impostos. Veja como ele funciona e se pode contar com essa proteção no seu carro.


As pessoas com deficiência podem levar uma vida normal e, muitas vezes dirigir,mas precisarão proteger os seus veículos com um seguro auto para deficientes.

Na hora de contratar o produto, por ele não ser muito divulgado, é comum que surjam dúvidas que precisam ser esclarecidas para não gerar confusão na hora do uso. Veja quais são os principais questionamentos sobre o assunto.

Quem tem direito ao seguro auto para deficientes?

seguro auto para deficientes físicos está disponível para as pessoas que adquiriram o carro com isenção de impostos como o ICMS por terem esse direito assegurado devido a doenças ou limitações físicas estabelecidas em lei.
Na hora de contratar um seguro para o carro, por ter um valor diferenciado no momento da compra, acabam aderindo ao seguro auto para deficientes.

O condutor do veículo precisa ser o PCD?

Não. É possível que outra pessoa seja a condutora, no caso do portador de deficiência ser menor de idade ou não possuir condições de dirigir. Nessa situação é preciso que o motorista esteja indicado na apólice do seguro.

O que o seguro oferece?

As coberturas do seguro auto para deficientes são as mesmas que as ofertadas em seguro tradicional. Ele protege contra roubo, furto, colisões e outras opções que o segurado pode optar.

Se tiver algum equipamento no veículo, o seguro cobre?

Sim. Os equipamentos instalados no carro que facilitam a condução do motorista serão cobertos pelo seguro, mas é preciso informar sobre eles no momento da adesão ao preencher o formulário.

Caso a notificação não seja feita, a pessoa não terá cobertura sobre o que não foi declarado ou aceito pela seguradora.

Como funciona a indenização do seguro auto para deficientes?

Essa é uma das principais dúvidas e o que mais gera problemas na hora de receber a indenização da seguradora.

Existem diferentes formas de ser feito o pagamento ao segurado, principalmente em caso de perda total e as regras estarão estabelecidas na apólice.

Uma possibilidade é da seguradora pagar o valor integral da Tabela Fipe, porém isso só ocorrerá após o segurado pagar os impostos e apresentar os comprovantes.

Outra situação que pode acontecer é seguradora pagar o valor da Tabela Fipe com os impostos descontados, o que seria algo em torno entre 65% e 80% do valor de mercado.

Existem ainda as seguradoras que indenizam 100% da Tabela Fipe e possuem a proteção complementar de cobertura de despesas extraordinárias. Dessa forma, recebe-se o valor integral do valor de mercado do carro e os impostos são pagos pela seguradora.

Se houver restrição na CNH e o veículo não for condizente, a indenização pode ser negada?

Sim. Se na habilitação está escrito que há restrição para dirigir apenas carros automáticos e a pessoa possui um veículo manual com adaptações, o seguro não será pago.

Todas as seguradoras oferecem o seguro auto para deficientes físicos?

Apesar da maioria contar com esse produto, não podemos generalizar. As maiores seguradoras costumam contar com esse tipo de proteção, mas é preciso fazer uma pesquisa mais detalhada para se certificar.

Agora já tem algumas informações para contratar o seguro auto para deficientes, mas, não esqueça de ler a apólice para esclarecer outros questionamentos.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020