Melhores práticas para PDFs acessíveis

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Aprenda a criar PDFs acessíveis e saiba como verificar e corrigir a acessibilidade deste tipo de arquivo

Diferente de outros formatos de documentos, o arquivo em Portable Document Format, mais conhecido como PDF, pode ser acessível, seja pensado desta forma desde sua criação, seja futuramente configurado e adaptado para as práticas corretas. Abaixo, instruímos criar PDFs acessíveis, e também como verificar e corrigir a acessibilidade deste tipo de arquivo.

Para acompanhar estas instruções, é necessário o programa Adobe Acrobat PRO (versão 2017 ou acima). Utilizamos este programa, e não outros leitores e editores de arquivos PDF, pela sua capacidade e facilidade de realizar as funções necessárias, já que outros programas (como Adobe Reader, por exemplo) não comportam essas ferramentas.
Todos os passos são intuitivos e de fácil compreensão. Porém, vale ressaltar os principais pontos a considerar quando lidamos com a acessibilidade destes documentos, como:
  • Descrição de imagens;
  • Configurar idioma do documento;
  • Contraste das cores;
  • Identificação de links;
  • Ordem de leitura lógica;
  • Marcadores e anotações;
  • Utilização de scripts;
  • Campos de formulários;
  • Tabelas e listas;
  • Demais problemas relacionados a descrições e demarcações.

1. TORNAR UM ARQUIVO PDF ACESSÍVEL

A função de “tornar acessível” instrui, passo a passo, os pontos importantes da criação de um PDF acessível, desde a adição de títulos, tags e textos alternativos, até como tratar textos em imagens, entre muitos outros pontos. Essa função pode ser aplicada a qualquer arquivo em PDF, exceto formulários dinâmicos ou portfólios.

Para acessar a função, siga os passos abaixo:

  • No menu do programa Adobe Acrobat PRO, navegue por “Ferramentas > Assistente de ação”;
  • Na lista de ações, clique em “Tornar acessível”;
  • Se já estiver em um documento PDF, ele será adicionado automaticamente na fila do processo, sendo
  • possível adicionar outros PDFs para conversão;
  • Clique em “início” para iniciar o processo de tornar acessível;
  • Uma janela abrirá com campos a serem preenchidos. As informações são bem instruídas e de fácil entendimento.
  • Após terminar o processo, salve o documento para que as alterações sejam computadas.

2. VERIFICAR A ACESSIBILIDADE DE UM ARQUIVO PDF

O programa Adobe Acrobat PRO oferece uma função de análise automatizada de acessibilidade em arquivos PDF, que avalia diversos pontos críticos para que o arquivo seja acessível a todas as pessoas. O recurso “Verificação Completa” pode avaliar todos os problemas de acessibilidade que o arquivo possa ter.

Para acessar a função, siga os passos abaixo:

  • No menu do programa Adobe Acrobat PRO, navegue por “Ferramentas > Acessibilidade”;
  • Na lista de ações, clique em “Verificação Completa”;
  • Uma janela abrirá, com uma lista de quesitos a serem analisados, separados por categorias. É possível que a análise também gere um relatório: basta selecionar a opção e o local em que será salvo;
  • Tendo selecionado os pontos a serem analisados, clique em “Iniciar verificação”*;
  • Após a verificação, serão apresentados, na barra lateral (à esquerda), os pontos verificados;

Significado de cada avaliação:
– Aprovado: o item está acessível;
– Ignorado pelo usuário: o item não foi verificado, pois não foi marcado anteriormente pelo usuário;
– Precisa de verificação manual: o recurso “Verificação Completa” não pôde verificar automaticamente. Verifique o item manualmente;
– Falha: o item não foi aprovado na verificação de acessibilidade. Não está acessível.


O programa Adobe Acrobat PRO também oferece outros métodos além da “Verificação Completa”. São as ferramentas de:

  • Refluxo (Visualizar > Aplicar zoom > Refluir)
  • Leitura em voz alta (Visualizar > Ler em voz alta > Ativar leitura em voz alta)
  • Retocar ordem de leitura (Ferramentas > Acessibilidade > Ordem de leitura)
  • Após qualquer alteração no arquivo, salve para que as mudanças sejam computadas.

*A análise de PDFs grandes podem demorar. É aconselhável que, nesse caso, a análise seja feita uma página por vez.

3. CORRIGIR OS PROBLEMAS DE ACESSIBILIDADE EM UM ARQUIVO PDF

Após a análise do documento pela função “Verificação Completa”, clique com o botão direito do mouse nos itens apresentados na barra lateral (à esquerda). Algumas opções serão apresentadas:

Corrigir: o próprio programa Adobe Acrobat PRO corrige o item automaticamente, ou apresenta uma nova janela solicitando que você corrija o tem manualmente;

Ignorar regra: altera o status do item para “Ignorado” e desmarca esta opção nas futuras análises da “Verificação Completa” (mas pode ser marcada novamente, se desejado).

Explicar: abre a ajuda online, onde você pode obter mais detalhes sobre o problema de acessibilidade;

Verificar novamente: executa o verificador novamente em todos os itens. Escolha essa opção depois de modificar um ou mais itens;

Mostrar relatório: exibe um relatório com links para dicas sobre como reparar verificações com falha;

Opções: abre uma nova janela para que você possa selecionar quais verificações são executadas.

Fonte: Adobe

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