CCJ aprova uniformização de referências a pcds na Constituição

Compartilhe

Proposta de Emenda à Constituição altera a redação de dez artigos constitucionais e segue agora para dois turnos de discussão e votação no Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que uniformiza, na Constituição Federal, as menções às pessoas com deficiência. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2017 altera a redação de dez artigos constitucionais e segue agora para dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado.

O texto, proposto pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), reformula dispositivos da Constituição para adequá-los aos termos da Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência. Ele incorpora a expressão “pessoa com deficiência” – utilizada na convenção – ao texto constitucional brasileiro.

Fátima observou que a Constituição convive com uma pluralidade de referências às pessoas com deficiência. Em dispositivos da época de sua promulgação, se vale de expressões inadequadas como “pessoa portadora de deficiência” ou “portador de deficiência”. Em outros mais recentes, pós-convenção, já adotou a terminologia mais moderna e correta.

Singeleza

Mais do que conveniente, o relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), considerou um imperativo a reformulação dos dispositivos constitucionais relativos às pessoas com deficiência.

— É uma alteração singela, para uniformizar a nomenclatura na Constituição, determinada pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Uniformiza o tratamento, colocando em todos os dispositivos a expressão adequada, pessoa com deficiência — observou, durante a votação.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020