Santander e Prefeitura de São Paulo inauguram primeira estação de ginástica ao ar livre para pessoas com deficiência

Compartilhe

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência participam do projeto


Inclusão no esporte! O Santander, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, inaugura neste domingo, 4 de junho, às 15h, no Centro Esportivo Tietê, zona norte da capital, a primeira estação de ginástica ao ar livre gratuita para pessoas com deficiência. 

Adaptadas para pessoas com deficiência, as estações fazem parte do investimento do Santander com apoio da Prefeitura de São Paulo para estimular a inclusão de pessoas com deficiência no esporte, incentivar as atividades físicas e melhorar a qualidade de vida. As novas instalações somam-se a mais de 300 estações de ginástica ao ar livre instaladas em 5 capitais do país: Rio de Janeiro (55), São Paulo (155), Goiânia (35), Curitiba (35).

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, a prática de atividades para as pessoas com deficiência pode representar muito mais que saúde e bem estar: “O esporte proporciona a oportunidade de socialização entre as pessoas com deficiência, além de torná-las mais independentes no dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades. O esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos”, disse o secretário.

“Uma das mágicas proporcionadas pelo esporte é a integração social, além do aumento da autoestima e da qualidade de vida. E isso deve ser acessível para todos, sem exceções. Os Portadores de Necessidades Especiais são sempre incluídos com carinho especial nos nossos projetos e eventos. Queremos trazê-los para perto. Para isso, vamos oferecer equipamentos de qualidade para que nossos clubes sejam atraentes e acessíveis para todos os públicos” afirma o secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião.


Estação de Ginástica

Com uma área total de 27m2 e seguindo a Norma Técnica da ABNT 9050, a estação de ginástica possui rampa de acesso, barras e paralelas em alturas reduzidas, mecanismos para exercícios aeróbicos de membros superiores, áreas de circulação ampliadas, além de fitas e limitadores de segurança extras. 

A área de circulação foi desenvolvida para possibilitar o deslocamento da cadeira de rodas e a colocação da fitas elásticas e TRX - um equipamento que permite realizar treinos mais complexos com o auxílio do peso do próprio corpo. No local, um painel de instruções auxiliará na utilização correta dos equipamentos.

As estações de ginástica são de livre acesso a população, seguindo o horário do Centro Esportivo ou Parque onde estarão alocadas. A estrutura da estação comporta até 9 usuários, sendo possível a presença de 3 cadeirantes por vez. Não é necessário nenhum tipo de cadastro ou inscrição para o uso das estações.


Serviço: Lançamento da Primeira Estação de ginástica adaptada para Pessoas com Deficiência:
Data:  04 de junho (domingo)
Horário: 15h
Endereço: Centro Esportivo do Tietê - Avenida Santos Dumont, 143, Armênia, São Paulo

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Assessoria de Imprensa
(11) 3913-4070 / 4072 / 4075


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020