6 conquistas do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Compartilhe


Hoje é comemorado em todos os estados brasileiros o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Essa data foi instituída em 2005, pela Lei Nº 11. 133, mas começou a ser lembrada em 1982, por iniciativas de movimentos sociais.

O ativista Cândido Pinto Melo que propôs o dia 21/09, que foi escolhido pela proximidade com o início da Primavera, e e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reinvindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. 

É fato que os avanços são poucos, mas nós listamos 6 conquistas dessa data, pra te incentivar a continuar lutando por esta causa. Veja:

1.  Atendimento preferencial 


As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ter atendimento prioritário nos órgãos públicos e bancos.

2. Inclusão Cultural 


Peças de teatro, exposições e sessões de cinema estão se adaptando para melhor atender as pessoas com deficiência e oferecendo um vasto leque de programas voltados a este público.

3.  Inclusão no Esporte 


Os Jogos Paralímpicos são prova disso: o esporte adaptado é um grande aliado, uma oportunidade de testar os limites e potencialidades, pode ajudar na prevenção das enfermidades secundárias à deficiência e promove integração social.

4. Inclusão na Educação


As instituições de ensino devem oferecer ambientes acessíveis para pessoas com deficiência. Algumas instituições já estão 100% adaptadas  para atender alunos com deficiência, seja ela, física, visual, intelectual ou auditiva.

5. Inclusão Digital

 A tecnologia trouxe muitos benefícios para as pessoas com deficiência através dos aplicativos e softwares inclusivos que auxiliam na mobilidade e na comunicação. Além disso alguns sites são acessíveis para deficientes visuais, por exemplo, à medida que é possível controlar o contraste e aumentar a fonte da página.
6. Inclusão no transporte

A Lei do Passe Livre prevê que toda pessoa com deficiência tem direito ao transporte coletivo interestadual gratuito, e os ônibus e vagões de trens e metrôs  estão cada vez mais adaptados. 


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020