Procon estadual lança guia trilíngue para a Olimpíada do Rio

Compartilhe

Com o objetivo de facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros que virão para os Jogos do Rio, o Procon Estadual lança amanhã o guia “Procon-RJ nos Jogos” em português, inglês e espanhol. Em um único PDF, que pode ser baixado para o celular, o consumidor terá acesso a informações sobre direitos básicos e às principais regras das relações de consumo que se aplicam as situações mais corriqueiras relacionadas a Olimpíada.


No arquivo, os direitos estão separados por temas, como hospedagem, pontos turísticos e vida noturna. As dicas foram resumidas em tópicos, com linguagem simples e direta. Baixado o arquivo, não é preciso estar conectado à internet para acessar o conteúdo. As únicas exceções são as cartilhas da autarquia sobre temas específicos, como táxis, comércio eletrônico e restaurantes, além da íntegra do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesses casos, o arquivo traz links que permitem o download do material. Parte dele, como a cartilha dos táxis e o CDC, está disponível também nos três idiomas. 


— Este é um guia com linguagem jovem e acessível. Tem um visual moderno e de fácil entendimento. Decidimos por não fazer uma versão em papel, e, sim, uma acessível pelo celular. Além de ser ecologicamente correto, o consumidor sempre estará com ele no “bolso” — ressalta o presidente da autarquia, José Geraldo Machado Júnior.


Para baixar o guia, basta ler o QR Code com o celular ou acessar o site do Procon—RJ (www.procon.rj.gov.br) e clicar no banner “Procon-RJ nos Jogos”.

No site do Procon Estadual também está disponível um link para a página criada pelo Ministério Público do Trabalho que oferece condições para que pessoas com deficiência visual e auditiva tenham acesso ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). No link, o conteúdo do CDC está disponível em áudio e vídeos, adaptados para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e para pessoas com deficiência visual.


O Procon terá um canal direto com o comitê organizador dos Jogos para resolver com mais agilidade os problemas dos consumidores ligados às competições. Já os fiscais vão vistoriar o comércio nas áreas externas dos parques olímpicos da Barra da Tijuca.


Fonte: O Globo por Ione Luques com foto de Hermes de Paula.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020