Mulheres com deficiência pedem políticas de acessibilidade e de enfrentamento ao preconceito

Compartilhe



Mulheres com Deficiência discutem propostas para a 4CNPM Foto: César Tadeu
Brasília, 2 de março de 2016 - O enfrentamento ao preconceito e a efetivação de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência estão entre as principais recomendações apresentadas durante a Consulta Nacional das Mulheres com Deficiência, iniciada nesta terça-feira (1º), em Brasília. Mulheres com diferentes tipos de deficiência e de diversas partes do país discutem e elaboram propostas para serem enviadas à 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (4ªCNPM), marcada para 10 a 13 de maio.


Para a secretária adjunta de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SPM/MMIRDH), Linda Goulart, as principais demandas estão relacionadas às dificuldades que as mulheres com deficiência enfrentam cotidianamente. “Elas reconhecem os muitos avanços, mas apontam a necessidade de colocar em prática as políticas públicas na ponta, nos Estados e nos municípios”. Linda Goulart relata a dificuldade encontrada. “As necessidades vão desde equipamentos adaptados, até a disponibilidade de profissionais capacitados e treinados para lidar com as especificidades das pessoas com deficiência”.


O conceito de acessibilidade é amplo e não diz respeito somente à questão de adaptação do espaço físico, como explica a secretária adjunta. “Precisamos avançar na garantia da acessibilidade em suas diversas modalidades. Pensar em instrumentos de comunicação, no acesso à educação, à saúde e ao atendimento de casos de violência, que atinge bastante as mulheres com deficiência”, ressaltou. Linda Goulart afirmou que a pauta da Consulta Nacional será levada para a 4ª CNPM, de forma a dar visibilidade às questões apresentadas.


Preconceito - A presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência de São Paulo, Maria Gorete Costez de Assis, defende campanhas de educação e conscientização para evitar o preconceito e a violência contra as mulheres com deficiência. "Há grandes discriminações, acima de tudo no que diz respeito à saúde e à educação", destaca. Maria Gorete também integra o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade).


Participante dos debates da Consulta Nacional, a jovem Sara Santos, de 18 anos, quer dar visibilidade às dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes com deficiência. “A questão das meninas com deficiência merece uma atenção especial. Muitas vezes elas ficam presas dentro de casa e são superprotegidas pela família. Precisamos promover a inclusão dessas meninas, elas não têm informação sobre s seus direitos no que diz respeito ao acesso à educação e ao mercado de trabalho”, afirmou.


Sara Santos explica ainda que um dos principais desafios é o enfrentamento ao preconceito. “A questão da autoestima é algo que pega muito forte. Temos que combater os padrões de beleza que existem hoje, que nós, mulheres com deficiência, não nos enquadramos e acabamos sofrendo discriminação. Faltam informação e campanhas de conscientização”, defende.


Eixos temáticos – Durante toda esta quarta-feira (2), as participantes da Consulta Nacional discutiram e apresentaram propostas em torno dos quatro eixos temáticos da 4ª CNPM. Ao término dos debates, foram aprovadas três recomendações e três desafios para cada tema. Nesta quinta-feira (3), as mulheres com deficiência escolhem as sete delegadas que defenderão a pauta durante a etapa nacional, em maio.


Ascom – 4ªCNPM


Fonte: SPM

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020