Estudantes com deficiência são incluídos em jogo de Rugby
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Foi por meio do Rugby, esporte popular em
países como Austrália e Nova Zelândia, que uma escola da periferia de São Paulo
encontrou caminhos para uma educação mais inclusiva. Localizada no distrito de
Cidade Tiradentes, a EMEF Água Azul – Professor Paulo Renato Costa Souza
promoveu no ano passado um projeto de Educação Física, no qual os estudantes
criaram suas próprias regras para permitir que o Rugby fosse praticado por
todos. Entre as turmas do 9º ano que realizaram as atividades, três alunos
apresentavam alguma deficiência.
Em sala de aula, os estudantes tiveram um
primeiro contato com a história, os fundamentos e as variações do esporte. Já
em quadra, eles foram desafiados a formular regras que permitissem a participação
plena de Fabiana, de 19 anos, cadeirante e com paralisia cerebral; João Vitor,
de 14 anos, com baixa visão e Mateus, de 14 anos, com deficiência intelectual.
O Tag Rugby foi escolhido por ser uma variante de iniciação à modalidade na
qual não há contato físico. Já as formas de realizar o passe de bola para os
alunos com deficiência física e visual foram alteradas.
Segundo os educadores Ana Paula Rocha,
Marisa Cristina Juliani, Patrícia Diniz e Ricardo Fagnani Costa, idealizadores
da iniciativa, os benefícios da prática extrapolaram os limites da quadra de
esportes a mudaram a maneira com que a comunidade escolar enxergava as pessoas
com deficiência. Para mais informações sobre as etapas de execução e as regras
criadas no “Rugby para todos”, acesse o relato de experiência no DIVERSA.
Fonte: Catraca
Livre
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