Atrativos de Bonito (MS) oferecem turismo acessível

Compartilhe

Um trabalho de capacitação foi realizado no local, parte do projeto de acessibilidade executado por Ricardo Shimosakai


Aproximadamente 45,6 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou intelectual. Segundo o Censo do IBGE (2010), este número corresponde a 23,9% da população total do país.

Em busca da inclusão social, atrativos turísticos de Bonito e região oferecem opções de passeios para este público específico, mostrando que é possível aliar o turismo de aventura à acessibilidade.

“Uma característica de Bonito, por ser um destino de natureza, não irá encontrar rampas e elevadores na natureza. Para se ter acesso às atrações naturais, é fundamental um guia de turismo bem capacitado, são eles que serão a acessibilidade. Cegos também irão desfrutar bastante, ouvindo os sons da natureza, sensações como flutuação no rio, e podendo tocar a fauna e flora”, conta Ricardo Shimosakai, diretor da empresa Turismo Adaptado, que trabalha a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no lazer e turismo.

Recentemente, a sessão Vida e Estilo no portal de notícias Terra publicou uma lista com alguns destinos nacionais onde é possível a prática do turismo adaptado e Bonito não ficou de fora. “Muitos dos locais são de difícil acesso. Mas há rios e cachoeiras perfeitos para idosos e pessoas com deficiência. Em boa parte dos passeios, existem guias turísticos preparados para atender a situações especiais.”

Além das cachoeiras, Bonito possui outros atrativos acessíveis para o turismo adaptado como o Abismo Anhumas e os passeios de flutuação no Rio Sucuri e Baía Bonita, segundo lista do blog O Viajante Especial.

“Enquanto todos estão em batalhas acirradas para conquistar o turista convencional, porque não investem no turismo acessível, onde praticamente não há concorrência? Coincidência ou não, destinos que visitei, onde a acessibilidade está mais presente, seja no Brasil ou exterior, são locais mais desenvolvidos”, questiona Ricardo.

Para avaliar e consultar a acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes, parques e atrações diversas no Brasil, clique aqui e confira o Guia do Turismo Acessível promovido pelo Governo Federal e pelo Ministério do Turismo.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020