TIM lança emoticons para pessoas com deficiência visual
Compartilhe
Pessoas cegas ou com deficiência visual navegam pela
internet, usam as redes sociais e conversam pelo computador, smartphone e
tablets, com a ajuda de aplicativos específicos, que transformam o texto em
áudio. É a inclusão verdadeira, amplamente difundida.
Mas há um detalhe que incomoda, principalmente
quando surgem na tela os emotions, aquelas figuras que representam uma emoção e
complementam a conversa.
Para quem usa softwares de acessibilidade, a
audiodescrição chega a ser irritante, principalmente quando usado muitas
vezes em sequência e, desta forma, repetido em áudio na mesma quantidade.
Por isso, a TIM lançou os ‘Emoti
Sounds’, um projeto pioneiro de leitura de 66 emoticons, com a
representação real em áudio da emoção, e não apenas descrevendo a figura.
O resultado desse trabalho, idealizado pela agência
Artplan e desenvolvido com colaboração do Instituto Benjamin Constant, é
sensacional. Acompanhe no vídeo abaixo.
Como funciona – O plugin é gratuito.
Está disponível para leitura em português e inglês. Pode ser usado por qualquer
pessoa que utilize o NVDA (browser para pessoas com deficiência visual). Basta
instalar, através da área de ‘Add On’ do NVDA ou no site www.emotisounds.com
“O projeto compreende todas as diretrizes
que o instituto valoriza, alinhando acessibilidade, inclusão e cidadania.
Participamos da iniciativa ‘testando’ os sons e sugerindo algumas modificações.
Os jovens com deficiência visual, que hoje já se comunicam através de muitos
instrumentos, vão se sentir igualados por meio desta nova leitura com os
emoticons sonoros”, diz Maria da Gloria Almeida, assessora da direção geral do
Instituto Benjamin Constant.
Segundo Maria Gloria para quem não tem
deficiência visual, parece um projeto simples, mas ele humaniza uma ideia,
porque a emoção não afeta apenas a determinados grupos de pessoas, atinge a
todos os homens.
A ação faz parte da Live TIM, com o
conceito ‘Dá Pra Ser Assim’. Segundo Livia Marquez, diretora de advertising
& brand management da TIM Brasil, a ideia é que ultrapassar o foco somente
no produto.
Queremos tornar tangível à população, com
um projeto de acessibilidade e inclusão relevante, e esperamos contribuir para
que pessoas com deficiência visual estejam ainda mais conectados em seu dia a
dia.
É uma nova forma de comunicação,
socialmente relevante e acessível, e que promove uma mudança na vida das
pessoas. Nesse projeto, a qualidade do trabalho foi artesanal e indispensável”,
ressalta Rodolfo Medina, presidente da Artplan.
Fonte: Diversidade na Rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.