Aplicativo gratuito ensina Libras de maneira fácil

Compartilhe

A iniciativa é resultado do trabalho de ciência da computação dos alunos da Universidade São Judas

Para quem quer ou precisa aprender Libras, o site Canal do Ensino divulgou um aplicativo gratuito que ensina de maneira fácil, prática e objetiva.O Librazuka também pode ajudar professores no trabalho com alunos com necessidades educacionais específicas. Além disso, melhora a comunicação entre familiares e amigos de pessoas com deficiência.

A didática é feita por módulos teóricos (alfabeto, números e gramática) e jogos que auxiliam na fixação do conteúdo. Conta também conta com dois dicionários (Ordem alfabética e Configuração de Mão) e opção com realidade aumentada – ao posicionar a câmera do celular sobre uma imagem pré-determinada, uma animação 3D é exibida demonstrando o sinal em Libras para aquela palavra. O Librazuka está disponível gratuitamente para Android. 

Como foi criado o aplicativo

Um grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, desenvolveu o aplicativo durante o Trabalho de Conclusão de Curso. O intuito dos estudantes Alex Vieira Bastos, Amanda Botelho de Souza e Henrique Erico de França, era ensinar a Língua Brasileira de Sinais de maneira simplificada e facilitar a comunicação de surdos e pessoas com deficiência na fala.

A partir de algumas pesquisas, eles perceberam que mesmo sendo a segunda língua oficial do Brasil, Libras ainda é desconhecida para a maioria dos brasileiros. Somado a essa necessidade, também havia espaço no mercado que impulsionasse a iniciativa.

Com a ideia planejada, surgiu o desafio de aprender a linguagem. Para isso, os alunos se matricularam no curso de Libras, inclusive e desenvolveram o aplicativo com validações e experiências próprias realizadas durante as aulas.




Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020