Refugiada síria atravessou Europa em cadeira de rodas

Compartilhe

Noujain Mustaffa em Colônia, na Alemanha, onde vive agora com seus irmãos.



As historias e imagens que nos chegam sobre o continuo êxodo dos refugiados no leste da Europa, deixa-nos incapazes, tornando quase todo o resto dos nossos assuntos mundanos quase irrelevantes perante tamanha tragédia humana. Mas entre os rostos e as historias dramáticas, de coragem e perseverança, não é possível esquecer uma adolescente de 16 anos, que com a irmã, atravessaram o tenebroso mar entre a Turquia e a Grécia num frágil bote de borracha, tal e qual milhares de outros seres, caminhando ou em autocarros/comboios apinhados de gente, avançado através da Macedónia, Servia e Croácia há já varias semanas, por entre a chuva ou sol escaldante.


O que é que Noujain Mustaffa e a sua irmã, que a acompanha nesta incrível aventura das suas vidas, têm de diferente, entre as centenas de milhares de refugiados que fogem da guerra ou da miséria rumo ao eldorado Europeu, do qual tu e eu temos o privilegio de pertencer?


É que Noujain é inválida, não caminha desde nascença, e tem feito toda esta impossível proeza numa cadeira de rodas, puxada pela sua irmã de 25 anos. Quer ir ter com o seu irmão na Alemanha, que também lá espera a espera de ser resolvido o seu pedido de asilo.


Numa entrevista à BBC disse candidamente e com uma à-vontade impressionante que fazia este viagem para provar que todos temos direito a viver o seu sonho. O sonho de uma vida melhor. Disse: “Tu tens de lutar para conseguir o que queres neste mundo – então, sim, esta é uma viagem para uma nova vida”. Quando lhe perguntaram se a viagem tinha sido má, respondeu pelo contrario tinha sido até aquele momento muito emocionante e divertida. A parte má foi a sua vida na Síria, onde a cada dia ia perdendo os seus amigos e familiares, mortos numa guerra sem sentido, isso sim era o inferno.


Na terça feira, depois do fecho da fronteira Húngara com a Croácia, rumava à Eslovénia por entre caminhos de terra poeirentos. Na passada sexta feira tinha conseguido chegar a Eslovénia, mas sem visto ou outros papeis foi reencaminhada pelas autoridades Eslovenas para um centro de refugiados em Logatec. Aguarda pacientemente. Disse aqui que depois de tanta euforia, a chegada a este lugar tinha sido uma decepção, mas sabe que vai chegar a Alemanha, junto do seu irmão, não sabe quando, mas sabe que vai chegar.


Diz querer ser astronauta e descobrir extraterrestres. Se conseguir ou não descobrir extraterrestres, o futuro o dirá, por agora a sua fantástica historia é uma assombrosa inspiração para todos nos.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020