AACD lança linha de móveis

Compartilhe




A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) lança mobiliário adaptado para crianças com deficiência física. A Linha Nina – Acessibilidade 360o é composta por mesas e cadeiras ajustáveis e carrinhos para levar brinquedos e livros aos pacientes atendidos pela instituição. Desenvolvido ao longo de seis meses, o projeto atende a crianças com idades entre 2 e 12 anos e, será disponibilizado publicamente para que possa ser reproduzido por outras organizações e por famílias.

A unidade Ibirapuera da AACD, em São Paulo (SP), foi a primeira a receber o novo mobiliário. Na sala de espera, as cadeiras e as mesas adaptadas já estão à disposição dos pacientes que recebem tratamento diariamente.

O manual para confecção das peças estará disponível para ser reproduzido, em madeira ou metal, por marceneiros e serralheiros. Na AACD Ibirapuera, o uso dos móveis é intenso e, por isso, eles foram feitos em aço com tampos, assentos e encostos em MDP e pintura em epóxi. Dessa forma, está garantida uma durabilidade de 20 anos aos equipamentos.

“Esse projeto tem como objetivo sensibilizar profissionais de design e arquitetura para a necessidade de pensarmos o espaço e o mobiliário de forma acessível, solidária e inclusiva”, afirma Regina Camargo,  presidente do Voluntariado da AACD.

A Linha Nina é assinada pelo designer Estevão Toledo e foi desenvolvida com consultoria da supervisora de Terapia Ocupacional da AACD, Lina Santos. O desenvolvimento teve o patrocínio da CA Technologies, empresa americana presente há 30 anos no Brasil e parceira da AACD. “A CA acredita em um mundo em que a tecnologia conecte a todos, sem distinção. Um mobiliário inclusivo faz parte desse cenário de acessibilidade pelo qual lutamos”, afirma o presidente da CA Technologies, Laércio Albuquerque. 

Todas as peças estão em conformidade com as normas JCI, para uso em ambiente de saúde, e com as normas de segurança brasileiras. Para ter acesso ao manual da linha, interessados podem entrar em contato com a AACD pelo telefone: (11) 5576-0915 ou pelo e-mail: voluntariadoadm@aacd.org.br.


Veja as característica das peças:
Mesa Nina: mesa infantil em tamanho único e com recorte de tampa em semicírculo para apoio dos cotovelos e adequação postural de crianças com deficiências motoras. Crianças de diferentes idades e níveis de habilidade motora podem interagir em uma mesma plataforma de trabalho. Possibilita a interação da criança com acompanhantes adultos. A mesa tem peso aumentado nos pés para proporcionar mais estabilidade.

Cadeiras Nina 1 e 2: cadeiras com apoio de pés multi-ajustável de fácil manuseio para possibilitar ajuste postural, além de conforto para os pés. É oferecida em dois tamanhos – variando as medidas de altura, largura e profundidade do assento e altura do encosto – para possibilitar que crianças de diferentes idades possam interagir na mesa Nina. As cadeiras oferecem dispositivo para colocação de um cinto pélvico para promover estabilidade de quadril, se necessário. Têm peso aumentado nos pés posteriores para proporcionar mais estabilidade.



Fotos: Flávio Sampaio
Legenda: Peças da Linha Nina – Acessibilidade 360o

Compartilhe

Um comentário:

  1. Oi, não consigo extrair do site da AACD o manual de confecção dos móveis da linha Nina. o Acesso sempre dá erro.poderiam me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020