Estudo de população com deficiência ajuda a definir políticas de inclusão em Curitiba

Compartilhe

Uma pesquisa apresentada pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos mostra que, de uma população de 3,2 milhões de habitantes da região metropolitana de Curitiba, 20,5% declararam possuir algum tipo de deficiência, o que contabiliza 661.832 pessoas na RMC com deficiência visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. 

O estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo de 2010, foi apresentado e discutido no 6º Fórum Metropolitano de Gestores Públicos de Políticas para Pessoas com Deficiência, que aconteceu em Rio Negro no dia 12 de junho.

O estudo vai servir de base para a formalização de convênios, troca de experiências e para o debate sobre temas relevantes às políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência.

O menor porcentual de deficiência pode ser encontrado em Itaperuçu, que possui entre a sua população 16,9% de pessoas com pelo menos uma das deficiências investigadas. 

O índice mais alto está em Adrianópolis, com 30,3%, com destaque para a deficiência visual que obteve 83,63% desse índice. 

“O maior porcentual [40,8%] de pessoas com deficiência na RMC é na faixa etária entre 30 e 59 anos”, disse o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado, lembrando que dados do Brasil apontam essa mesma faixa como a de maior número de pessoas com deficiência.

“Esse estudo servirá para promover o fortalecimento e a articulação de órgãos gestores de políticas inclusivas para pessoas com deficiência na região metropolitana”, afirmou o secretário.

Criado em março de 2014, o Fórum tem o objetivo de estudar e propor medidas necessárias para a adequação das legislações municipais que efetivem a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência; fornecer subsídios aos gestores municipais para a formulação, implantação e implementação de políticas, planos, programas e medidas visando o desenvolvimento da política de inclusão em todas as áreas. 

Também atua em articulação com entidades, órgãos, fóruns e conselhos dos Direitos, instituições públicas e privadas, que exerçam atividades relacionadas à pessoa com deficiência. 

Ainda propõe critérios de apoio governamental à organização, expansão, modernização para atividades de inclusão aos diversos órgãos e entidades das administrações públicas municipais.

O 6º encontro do Fórum Metropolitano de Gestores Públicos de Políticas para Pessoas com Deficiência contou com a presença de servidores dos municípios de Curitiba, Rio Negro, Pinhais, Campina Grande do Sul, Araucária, Quatro Barras, Lapa, Contenda, São José dos Pinhais e Campo Largo, Piên, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Mandirituba, Quitandinha e representantes de entidades assistenciais e escolas regionais que atendem pessoas com deficiência. 

O encontro é promovido em parceria entre a Prefeitura de Curitiba, através das secretarias de Assuntos Metropolitanos e a Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e os municípios da região.

O Presidente do Fórum e coordenador de Políticas Públicas de Defesa de Direitos da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, Manoel José Passos Negrães, disse que todas as informações apresentadas servirão de propostas para a Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência.

Os próximos encontros do Fórum serão em 1 de agosto em São José dos Pinhais, 7 de outubro em Campo Largo e 5 de dezembro em Curitiba, juntamente com a Câmara Técnica de Acessibilidade.

As informações sobre a pesquisa podem ser acessadas no site da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos - http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/smam/27

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020