Odontologia inclusiva: livro aborda tratamento adequado para pacientes com necessidades especiais

Compartilhe

Obra traz relatos de casos observados por cirurgiã-dentista na prática clínica acadêmica na Faculdade de Odontologia da Unicastelo, em São Paulo, e no atendimento diário em seu consultório

Lilian Monteiro - Estado de Minas

Título: O paciente com necessidades
especiais na odontologia – manual
prático Maria Lucia Zarvos Varellis
O paciente especial, de maneira simples e didática, é aquele que precisa, de forma temporária ou permanente, de apoio em algum segmento da vida devido à alteração de forma (síndromes e amputação), função (doenças crônicas nos rins, coração, pâncreas) e pensar, sentir e querer (transtornos psíquicos). Professora universitária, a cirurgiã-dentista Maria Lucia Varellis lança a segunda edição do livro 'O paciente com necessidades especiais na odontologia – manual prático'. Nele, a autora aponta a importância da saúde bucal também para os pacientes especiais, portadores de distúrbios neuropsicomotores.

O livro traz relatos de casos observados por Maria Lucia na prática clínica acadêmica na Faculdade de Odontologia da Unicastelo, em São Paulo, e no atendimento diário em seu consultório. É uma obra específica, com sugestões de condutas para as situações clínicas envolvendo o atendimento a esses casos. A cirurgiã-dentista conta que comprovou, frente aos problemas psicossociais que interferem no processo de colaboração do paciente à assistência odontológica, um grupo que pode ser considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais, de acordo com o tipo de patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica, alteração muscular e ineficácia da higienização.

Formada pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Lucia conta o porquê do livro: "Fui professora por 12 anos e percebi que havia receio no tratamento aos pacientes especiais por falta de conhecimento e de referência bibliográfica para alunos e acadêmicos. Não tinham onde se aprofundar. Fui convidada pela Editora Santos a escrever sobre o assunto pela minha experiência. É uma obra específica de uma especialidade só reconhecida em 2002 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), quando tínhamos menos de 120 especialistas. Dez anos depois já somamos 535. O livro está em todas as bibliotecas do Brasil e é referência até em editais de concurso. É uma obra para estudo".

Maria Lucia explica que a segunda edição não tem alterações significativas, já que tem como foco pacientes que não mudam. Apesar de direcionado aos profissionais e estudantes, a cirurgiã-dentista dá dicas importantes para pais, responsáveis e leigos que lidam com os especiais. "Basicamente é não separar a saúde bucal da geral. Os pacientes com necessidades especiais têm vários problemas de saúde e muitos se esquecem da bucal. É importante fazer boa dieta, higiene bucal, consumir água de abastecimento público, porque contém flúor, e inserir, pelo menos, duas visitas ao cirurgião-dentista por ano. Ele vai adotar medidas preventivas e, nesse período de latência, de seis meses, o problema que surgir será mais simples."

A cirurgiã-dentista reforça que a principal preocupação é o paciente. "O fundamental é vivermos o caminho da inclusão de todas as formas. Das barreiras arquitetônicas à inserção no mercado de trabalho até a inclusão da boca saudável, fundamental para que a socialização não seja comprometida. Enfim, uma sociedade de todos para todos."

Maria Lucia Varellis, 
cirurgiã-dentista
A obra

Título: O paciente com necessidades especiais na odontologia – manual prático Maria Lucia Zarvos Varellis
Editora Santos
Edição: 2ª /2013
Páginas: 558

Valor: R$ 90

Fonte: UAI

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020