Ministério Público quer acessibilidade para deficientes na travessia de barcas
Compartilhe
Responsáveis pelo transporte
coletivo precisam se adaptar para receber usuários com mobilidade reduzida
|
Até o fim do mês, o terminal de barcas, na
Ponta da Praia, em Santos, se tornará acessível a pessoas que utilizam cadeiras
de rodas. A promessa é da empresa que opera esse sistema de travessias, mas
também tramita na Justiça uma ação civil pública proposta pelo Ministério
Público (MP) em outubro.
A ação, ainda sem sentença judicial, foi
proposta pelo MP após o fim do prazo de dez anos para que os responsáveis pelo
transporte coletivo (inclusive em embarcações) instalassem equipamentos para
receber usuários com mobilidade reduzida.
O promotor Daniel Isaac Friedmann, da
Promotoria da Pessoa com Deficiência de Santos, propôs à Justiça, em outubro, a
abertura da ação após constatar que a instalação de equipamentos que
possibilitem a acessibilidade não ocorreu conforme determinado. Até então, as
plataformas elevatórias do terminal não tinham sido instaladas e as embarcações
adaptadas.
Mais dificuldade
A Reportagem utilizou o serviço de barcas
entre Santos e Guarujá, inclusive o elevador na margem de Santos, considerado o
ponto crítico. Das oito embarcações, apenas duas são acessíveis parcialmente:
não têm rampas, mas há compartimento adequado e seguro para as pessoas com
cadeiras de roda.
Os outros dois modelos de travessias
disponíveis entre Santos e Guarujá, também visitados por A Tribuna, são
realizados por catraias (entre a comunidade de Santa Cruz dos Navegantes e a
Ponta da Praia, e entre a Bacia do Mercado e Vicente de Carvalho) e lanchas do
Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa).
Já no serviço de lanchas do Dersa, estima-se,
de acordo com funcionários, que há 30 pessoas com deficiência cadastradas para
utilizá-lo.
De todos os sistemas testados por A Tribuna,
foi o que demonstrou acessibilidade total: os deficientes físicos não precisam
de auxílio no embarque e desembarque, mesmo quando ocorre o desnível entre
embarcação e o flutuante, conforme flagrado pela Reportagem nos outros
terminais. Neste caso, o diferencial é a presença de plataformas.
Fonte: APNEN Nova Odessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.