Como funciona o novo sistema que dá voz a Stephen Hawking, criado por Intel e SwiftKey

Compartilhe


Se não fosse pela tecnologia, o professor Stephen Hawking - uma das maiores mentes da nossa época - não teria uma voz, um meio para expressar ideias que ampliam a nossa compreensão do universo. Hoje, sua voz sintetizada talvez seja uma das mais imediatamente reconhecíveis no mundo.

No entanto, o cosmólogo e físico teórico - agora com 72 anos - está debilitado por sua luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ALS). Sua capacidade de comunicação vem se deteriorando muito: às vezes, ele não conseguia digitar mais do que uma palavra por minuto usando seu computador.

Agora, graças ao ACAT (Kit de Ferramentas Assistivas Cientes do Contexto), um sistema criado pela Intel, Hawking está mais prolífico do que em toda sua trajetória lutando contra a ALS. Ele mesmo diz: "isso mudou minha vida".

"Meu sistema anterior tem mais de 20 anos de idade, e era muito difícil continuar a me comunicar de forma eficaz e fazer as coisas que gosto todos os dias", disse o professor Hawking na inauguração do novo sistema ACAT em Londres.

"Eu agora sou capaz de dar palestras, escrever artigos e livros e falar muito mais rápido. Este novo sistema mudou minha vida, e espero que me sirva bem pelos próximos 20 anos."

Criado em colaboração entre a Intel e os mestres de previsão de texto na Swiftkey (sob o escrutínio do próprio Hawking), o novo sistema ACAT permite a Hawking escrever com o dobro da velocidade, e navegar por seu computador e aplicativos dez vezes mais rápido que antes.

Para a Intel, o maior trabalho foi simplificar (em vez de refazer completamente) a interface de usuário usada por Hawking, permitindo que o professor aproveite a familiaridade de um sistema que ele usa há 20 anos.

Hawking só controla a interface usando um sensor na bochecha, detectado por um interruptor infravermelho instalado em seus óculos - e isso não mudou. O sensor é conectado a um laptop da Lenovo rodando Windows.

O trabalho da Intel foi, na maior parte, fazer com que a interface mudasse de acordo com o contexto. Por exemplo, temos a navegação na web: Hawking antes precisava sair da janela onde se digita texto, abrir um ponteiro do mouse que se move devagar pela tela (primeiro verticalmente, depois na horizontal, esperando que Hawking o interrompa) até o ícone do navegador web, deixar o ponteiro do mouse novamente rastejar até a barra de busca, desativar o ponteiro do mouse e abrir novamente a ferramenta para inserir texto.

"Há uma forte dependência em usar mouse numa interface padrão de usuário, e para alguém como Stephen, isso se torna um processo muito complicado", explicou Lama Nachman, engenheira principal e chefe do projeto. "Imagine que uma tarefa tão simples quanto abrir um documento pode levar até três minutos."

Usando o ACAT, a navegação na web pode ser automatizada e feita rapidamente, com base no contexto do que o trabalho de Hawking precisa naquele momento, usando um novo menu de comandos.

O trabalho da Intel também descobriu descuidos pequenos, mas bem frustrantes, na interface antiga de Hawking: o professor sempre pôde escrever e-mails, mas ele precisava do auxílio de outra pessoa para incluir um anexo. Este é apenas um dos muitos pequenos ajustes para melhorar a vida ativa de Hawking.


Fonte: MSN 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020