Profissionais de diversas áreas buscam soluções para desafios do dia a dia de pessoas com deficiência

Compartilhe



Entre os dias 28 e 30 de novembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo promove o evento TOM São Paulo, nas dependências do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP.

O objetivo da iniciativa é reunir, em um único espaço, cerca de 70 convidados, especialistas com e sem deficiência de diferentes áreas de atuação, como engenheiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, designers, profissionais de TI e arquitetos, entre outros, para elaboração de projetos/protótipos que aperfeiçoem ajudas técnicas já existentes ou que criem novas soluções, viáveis e replicáveis.

Institutos especializados em tecnologias para pessoas com deficiência, como Rede Lucy Montoro, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Laramara, Senai, CTI Renato Archer, entre outros, participam das equipes multidisciplinares responsáveis pelo desenvolvimento das soluções para os seis desafiosapresentados e selecionados com base em levantamento feito com entidades, pessoas com deficiência, profissionais e especialistas.

A ideia é que as equipes projetem e construam as soluções durante os três dias de evento. Para tanto, durante as atividades, serão utilizados equipamentos como notebooks, impressoras 3D e ferramentas em geral.

O acompanhamento das ações referentes ao TOM São Paulo pode ser realizado pela página www.facebook.com/groups/TOM.SP/.

O Brasil será o segundo país a realizar o TOM. Entre os dias 29 de junho e 01 de julho deste ano, o evento aconteceu em Israel, na cidade de Nazaré. O vídeo com imagens dessa primeira edição pode ser conferido no site da versão nacional: http://tom-sp.org

O nome TOM – Tikkun Olam Make-A-Thon vem de Tikkun Olam, usado no Mishná (obras do Judaísmo Rabínico) no século 2 dC, e se refere à legislação social pública que protegia as pessoas que estavam potencialmente em desvantagem. Em seu contexto moderno, Tikkun Olam é associado com o trabalho de justiça social; é uma frase hebraica que significa "reparar o mundo".


Acompanhe os preparativos para o TOM São Paulo pelo grupo do facebook: www.facebook.com/groups/TOM.SP/.

Fonte: Site Secretaria da PcD SP

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020