Elbee a liberdade para motoristas com deficiência
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O Elbee foi lançado no início do segundo semestre
de 2014, o motorista pode entrar e sair do veículo sem precisar de alguém que o
ajude por conta de uma porta dianteira, que é utilizada com controle
remoto, e uma rampa que permite ao cadeirante entrar sem necessitar sair da
cadeira de rodas para conduzir o veículo.
A grande
sacada do Elbee é que ele pode ser estacionado perpendicularmente ao passeio,
permitindo o acesso do condutor diretamente a calçada, utilizando-se de espaços
menores para estacionar devido aos seus 2,50 m de comprimento e 1,30m de
largura. Pesa 400 kg, atinge os 80 km/h e os engenheiros precisaram de 10
anos para desenvolver esta solução pensada de base para os deficientes físicos.
Existem
algumas dificuldades no projeto que não são facilmente explicadas como o porque
de uma porta na dianteira e não na parte traseira do veículo, como
acontece em modelos como o Kenguru ou o
brasileiro Pratyko, e na entrada de costas do motorista que deve ter
a sua cadeira adaptada a um pino trava.
O Elbee está homologado para circular nas
estradas checas desde 2010 e não tem previsão de chegada pelas terras
brasileiras. O elevado preço, cerca de 15 mil euros, que está diretamente
relacionada à complicada solução de engenharia para que o acesso seja feito
pela frente como mencionamos acima. A única questão que sempre me
coloca a pensar é porque os engenheiros não pensam em um meio de se transportar
um carona junto ao motorista. Podemos ver nos três modelos que o deficiente tem
que andar solitário no carro.
Fonte: Blog Deficiente Físico
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