Aeroporto de Joinville contará com o sistema de acessibilidade ELO
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Sistema de conectores climatizados fazem a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, com acessibilidade |
O Aeroporto de
Joinville/Lauro Carneiro Loyola (SC) está recebendo a instalação do sistema
ELO. Os dois conectores, compostos por um conjunto de corredores climatizados,
no mesmo nível do solo, vão aprimorar os procedimentos de embarque e
desembarque de passageiros. A prioridade será para o atendimento pleno às
pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de reforçar o conforto aos
viajantes que chegam ou partem da cidade. Ao todo, R$ 4,21 milhões estão sendo
investidos pela Infraero nessa melhoria.
Os trabalhos de
instalação começaram no final de outubro e o sistema ELO deverá estar
disponível aos passageiros em meados de novembro, quando começarão as primeiras
operações assistidas de embarque e desembarque com proteção do vento, sol e
chuva e também permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
acessem as aeronaves com conforto e segurança. “Esse é um projeto inovador no
País, que vai aperfeiçoar o atendimento aos passageiros, além de oferecer as
melhores práticas de acessibilidade aos viajantes com deficiência e mobilidade
reduzida”, afirma o diretor de Aeroportos da Infraero, Marçal Goulart.
Além da escada,
há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos.
A estrutura foi
desenvolvida a partir da parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobrás,
especializada em acessibilidade. Com tecnologia nacional, o sistema se
diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos “fingers” por estabelecer uma
ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas
opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com
capacidade para 225 kg, destinado ao uso de cadeirantes ou pessoas com
mobilidade reduzida.
O sistema ELO
segue o conceito de sustentabilidade e atende aos princípios da Convenção das
Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O equipamento
também é adequado para aeronaves como o Boeing 737, Airbus 320 e Embraer 190 e
195, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras.
Fonte: Mercado e
Eventos
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